Segundo destino do Bahia Viaja na Bahia, Lençóis terá neste domingo show gratuito de Jau a partir das 19 horas. Patrimônio da Bahia e do Brasil, o local nos dias 06 e 07 de agosto contará também com feira de agricultura familiar, harmonização de produtos, programação musical, gastronomia local, manifestações culturais e turismo histórico e de aventura.
No sábado, dia 6 de agosto, acontece no Mercado Cultural à abertura do Bahia Viaja na Bahia. A partir das 18h se apresentam o Reisado da Viola e Coletivo Boi Diamante. Às 22h tem show da banda Rivô Trio e Outras Substâncias.
Neste dia 7, domingo, a programação conta com a Feira Bahia Viaja na Bahia no Mercado Cultural, às 15h tem geotrilha dos diamantes no Serrano, na sequencia apresentações culturais com Marujada Barca em Rios e Roda de Capoeira Grupo Corda Bamba. Às 18h tem harmonização de produtos para finalizar com show de Jau (foto).
No Bahia Viaja na Bahia é um circuito foi criado para atrair o baiano a conhecer mais o estado. O projeto contempla as belezas de cada município e apresenta as riquezas de cada um por meio da sua cultura, história e economia. Uma feira interativa com ingredientes locais vai movimentar cidades baianas.
O evento propõe, também, que durante o período as prefeituras transformem a cidade em um grande mercado cultural onde os espaços públicos e privados com apresentações artistas locais em suas diversas linguagens. O Bahia Viaja na Bahia contará com uma grande feira interativa, com atividades simultâneas nos dois dias de sua realização.
O projeto dá destaque ao Geoparque Serra do Sincorá, uma área de mais de seis mil quilômetros, com quatro serranias que atingem altitudes de mais de dois mil metros. No local, as atividades econômicas principais são a agricultura e pecuária. O turismo de Lençóis tem uma contribuição importante para a economia local.
A iniciativa do geoparque tem o objetivo de trazer o reconhecimento internacional por parte da Unesco e atrair interessados em geologia de toda parte do mundo. A serra do Sincorá ajuda a contar a história do planeta e o turismo funciona como ferramenta de preservação do patrimônio natural. Na região, além dos destaques das formações geológicas e sítios arqueológicos, ainda é possível estudar a longa história do garimpo.
*Fotos: Centro da cidade de Lençóis, crédito Edilma Brito; Jau, fotógrafo Sercio Freitas