Por Caroline Figueiredo
Um dos muitos conselhos que Dalai Lama deu foi: “Uma vez por ano, vá a um lugar onde nunca esteve”. Ontem, 18, foi possível “estar em um novo lugar”, pois foi realizado em São Paulo, no restaurante El Tranvía Itaim, o evento “Experimente o Uruguai”.
Na ocasião, foram apresentados os principais atrativos turísticos do país pela marca Uruguay Natural.
Uruguai para turistas brasileiros
A promoção turística realizada no Experimente o Uruguai teve como foco as regiões Sudeste e Sul do Brasil, para aumentar o número de viajantes vindos dessas regiões. Essa, inclusive, é uma uma das prioridades do país para a temporada de verão 2022/23.
Para divulgar os diferenciais do país vizinho para brasileiros, estiveram presentes: Tabaré Viera, Ministro do Turismo do Uruguai; Roque Baudean, Diretor Nacional de Turismo do Uruguai; Marina Cantera, Presidente da Câmara Uruguaia de Turismo; e de Diego Lugano, ex-jogador da celeste e do São Paulo.
Marina Cantera (foto), em entrevista ao DIÁRIO, media partner do Portal Turismo Total, respondeu com brilho nos olhos que é uma alegria para o país realizar o encontro. Uma das razões é que o Brasil é o 2º maior mercado emissor de turistas para o Uruguai, e ambos possuem muita coisa em comum.
“Para nós, o mercado brasileiro é muito importante, basicamente porque temos uma grande proximidade. Somos vizinhos, irmãos, temos uma história em comum que compartilhamos. Além disso, para chegar ao Uruguai é muito fácil, através, por exemplo, de carro”, disse a presidente.
Ela contou que em alguns pontos de Brasil, a 4 ou 6 horas, é possível estar em algum ponto interessante de Uruguai, para conhecer o país e fazer turismo, conhecer a natureza. Marina também lembrou que o há voos para o país, com 1 a 2 horas de viagem.
Atualmente, 3 companhias aéreas fazem as operações: Azul, GOL e LATAM, que voam para Montevidéu e Punta del Este.
“Temos uma grande expectativa e vamos seguir trabalhando neste mercado. Somos um país pequeno, mas temos expectativa de crescer com o nosso turismo para o Brasil, que é um país tão grande, e Uruguai tem esse modo de vida, amável, simpático e que trabalha sua hospitalidade”, completou.
Destinos campeões do Uruguai
Quem melhor do que um cidadão uruguaio para falar sobre os principais atrativos de seu país?
Diego Lugano (foto), ex-jogador de futebol, que atuou na Seleção do Uruguai e também no São Paulo (SPFC) falou ao DIÁRIO alguns pontos turísticos que ele indica aos turistas brasileiros:
“Em pontos turísticos, eu acho que os brasileiros conhecem muito bem, o que significa a orla, a praia. No Uruguai, temos Colonial de Sacramento, Montevidéu, Punta de Este, Punta del Diablo, entre outros. O Uruguai também possui muitas fazendas, é um país com muita natureza, muito belo”, destacou Diego.
“Mas o maior diferencial que o Uruguai dá, principalmente para paulista, é que quando você sai de uma cidade grande, você procura diminuir um pouco a velocidade e disfrutar a gastronomia, a natureza, com segurança. E o Uruguai oferece essa mistura de natureza, praia, glamour, gastronomia, com um ritmo mais calmo”, completou.
Novos negócios
Para isso, estiveram presentes mais de 15 empresas de turismo, incluindo agências, destinos turísticos e hotéis, que apresentarão seus produtos e novidades aos agentes e operadoras. A GOL, uma das companhia áreas que liga o país ao Brasil, também esteve presente.
Conhecendo a Uruguai
Para iniciar o workshop do Experimente o Uruguai, com a apresentação de 3 locais para lá de especiais, Tabaré Viera, Ministro do Turismo do Uruguai, fez um breve discurso agradecendo os presentes e lembrou que a missão do Turismo é de conectar, e ir contra a guerra.
Roque Baudean, Diretor Nacional do Turismo do Uruguai, também agradeceu a presença de todos e com muito orgulho e um sorriso cativante no rosto, reafirmou o convite para conhecer o Uruguai.
Depois, apresentado algumas cidades emblemáticas do Uruguai e empreendimentos hoteleiros de cada local, à agentes de viagem, profissionais do turismo e imprensa. Os destaques foram para Maldonado, Montevidéu e Colônia.
Maldonado foi lembrada por suas belas praias, com destaque para a conhecida Punta del Este, e também pelo turismo corporativo, uma vez que possui boa infraestrutura, principalmente em hotelaria e eventos, ideais para o segmento.
Montevidéu, a capital do país, com sua cultura e história riquíssimas, pois a cidade possui diversos monumentos históricos e locais memoráveis, como Teatro Solís, o mais antigo do local.
E por fim, mas não menos importante, foi apresentada Colonia del Sacramento, cidade que é reconhecida como patrimônio pela UNESCO.
Fundada por portugueses, a cidade é um charme: está localizada à beira-rio, possui com casas no estilo colonial, e é ideal para dar um passeio à tarde, fazer belas fotos e degustar um bom vinho ou café.
Promoção do Uruguai em feiras de turismo
O evento Experimente o Uruguai faz parte de uma programação da marca país Uruguay Natural, que envolve a participação em feiras de turismo, para apresentar o país aos brasileiros.
Dentro da agenda, estão eventos como Festuris, em Gramado-RS; a ABAV Expo, em Olinda-PE; BTM em Fortaleza-CE; e o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu-PR.
Desde o início de 2022, o país esteve presente em diversas feiras de turismo e também promoveu capacitações sobre o destino para operadores de turismo e agentes de viagem.
Degustação à Uruguaia
Para encerrar a noite com chave de ouro, o Experimente o Uruguai preparou um coquetel para uma confraternização entre os presentes.
Nele, foram apresentados e degustados pelos participantes alguns produtos originais do país, como vinho, carne, doce de leite, queijo.
*Fonte: Diário do Turismo