Argentina mostra potencial turístico em Salvador (BA)

Por João Guerra

A missão comercial organizada pelo Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (INPROTUR) e pela Câmara Argentina de Turismo (CAT) realizou em Salvador na noite desta terça-feira, 30, o “Buy Argentina”, um encontro entre representantes do setor de turismo da Argentina e operadores de turismo e representantes de agência de turismo da capital baiana com o intuito de capacitar os empresários do setor soteropolitanos a respeito das novidades turísticas do país sul-americano.

Além da capacitação, os empresários de Salvador puderam conversar diretamente com representantes argentinos de entidades que representam o turismo no país platino em uma rodada de negócios.

O cônsul-geral da Argentina em Salvador, Agustin Nuñez, destacou que a relação turística entre a Argentina e o Brasil, e em particular a Bahia, se apresenta como uma simbiose onde os dois países ganham.

“Temos a oferecer destinos distintos e tanto os argentinos pensam sempre no Brasil e na Bahia quando querem se divertir, querem boas praias, querem comer bem e os brasileiros, eu acho, que quando querem frio, caminhos montanhosos, neve, eles pensam na Argentina”, aponto Nuñez.

O cônsul-geral, Agustin Nuñez, apontou ainda as expectativas do seu país em fortalecer o turismo no cenário pós pandemia. Fotos: João Guerra.

 

“A situação pós-pandémica é algo novo, mas tenho muita fé porque eu diria que ainda é mais difícil perspectivas de turismo longe. Por exemplo, visitar as pirâmides [no Egito] ou países orientais e nós não sabemos ainda como estamos, como é a situação sanitária para visitar esses países, mas entre Argentina e Brasil estamos como antes. Eu diria que é uma situação pré-pandêmica para o turismo, porque os voos já estão operando normalmente, não há nenhuma restrição para visitar nossos países, então a minha expectativa é muito boa”, explicou o diplomata.

Outra autoridade argentina que esteve no evento foi Leonardo Gaffet, o ministro de Turismo da província de Chubut, na Patagônia. Ele lembrou que a Argentina é um dos destinos preferidos pelos baianos quando pensam em visitar outros países. “Talvez seja esse um dos motivos de ter escolhido Salvador pra ser uma das sedes desse evento aqui no Brasil”, argumentou.

Gaffet contou que o Brasil é um dos mercados mais importantes quando se pensa o turismo na Argentina. De acordo com ele, os brasileiros são vistos como um dos principais públicos que o setor turístico do país platino.

Além disso, segundo ele, na Argentina o brasileiro ao visitar pode ter acesso a uma diversidade cultural e ambiental diferente das que encontra no próprio país e sem ter um gasto de tempo muito grande no deslocamento.

“Na Patagônia, a minha região, por exemplo, tem os pinguins, temos muitas reservas naturais com muita beleza para ser apreciadas, temos a neve. Temos os vinhos em Mendonza, que os brasileiros conhecem muito bem, mas não só isso”, contou o ministro destacando que todas as regiões do país apresentam diversas oportunidades turísticas, desde o turismo que aposta na cultura popular de um local, a áreas que se destacam por suas belezas naturais e outros pela gastronomia local.

Ainda segundo Gaffet, o setor de turismo da Argentina nesse cenário de diminuição das medidas sanitárias de combate da covid-19 tem sido uma das áreas que tem auxiliado o país em um momento de crise econômica pela qual o país passa. *Fonte: Portal A Tarde.

Comentários sobre “Argentina mostra potencial turístico em Salvador (BA)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *