Conhecido como a terra das cachoeiras, o município de Iguaí, na zona turística Caminhos do Sudoeste, foi palco do 1° Festival de Turismo sobre Rodas, encerrado no último domingo (18), após quatro dias de atividades. Iniciativa pioneira na Bahia, o evento reuniu quase 100 famílias em seus motorhomes, veículos adaptados que reproduzem o ambiente de uma residência, com dormitório, cozinha, banheiro e utensílios domésticos. Eles partiram de cidades baianas, de Brasília e dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Sergipe e Mato Grosso.
“O motorhome é uma forma de conhecer lugares fantásticos, como Iguaí, sem sair de casa”, definiu o aposentado Carlos Miranda, 59 anos, paulista de Caraguatatuba, que circula no veículo com a esposa pela América do Sul, há 20 anos.
Na programação, manifestações culturais, artesanato, feira gastronômica e passeios pela zona rural, além da participação de montadoras de automóveis do segmento. O festival foi promovido pelo Grupo MH Bahia, com o apoio da Prefeitura Municipal de Iguaí e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
“Iguaí, que já era conhecida por suas belezas naturais, agora ganha esse atrativo do turismo com motorhome, que agrega família, cultura, gastronomia e experiências no campo, aquecendo a economia da região. Estão de parabéns os organizadores e as caravanas”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, em visita à cidade. *Foto: reprodução.
Turismo regional
No último fim de semana, eventos movimentaram mais sete municípios, com o apoio da Setur-BA. Confira:
– Festa do Maracujá de Livramento de Nossa Senhora (Chapada Diamantina);
– Feira de Artesanato de Santa Brígida (Lagos e Cânions do São Francisco);
– Circuito LGBTQIA+ do Centro Histórico de Salvador (Baía de Todos-os-Santos);
– Cavalgada Ecológica de Inhambupe (Caminhos do Sertão);
– Triatlon Internacional Porto Seguro (Costa do Descobrimento);
– Festival Cultural e Gastronômico de Macururé (Lagos e Cânions do São Francisco);
– Festival Cultural Conexão Afroturismo Feminino de Camaçari (Costa dos Coqueiros).