O mundo do enoturismo vai encontrar-se em Portugal entre os dias 20 e26 de fevereiro do próximo ano, naquilo que será a Wine & Travel Week, uma feira internacional que trará ao até ao nosso país dezenas de operadores internacionais dedicados à promoção e à comercialização de programas e produtos turísticos que aliam o vinho ao turismo e aos territórios.
A primeira edição da Wine & Travel Week, promovida pela Essência, com os apoios do Turismo de Portugal e das Great Wine Capitals, a rede de capitais dos grandes vinhedos do mundo, terá lugar de 20 a 26 de fevereiro de 2023, e será composta por uma série de momentos.
Trata-se, segundo a organização, de uma feira profissional que congrega projetos e marcas ligados ao enoturismo, onde serão igualmente possíveis reuniões B2B para contacto e/ou estabelecimento de parcerias de negócios, e um fórum de troca de conhecimentos, partilha de tendências e apresentações de estudos de casos internacionais, ao mesmo tempo que terá um programa de experiências paralelas que percorrerá diferentes regiões portuguesas que apostam no enoturismo, dirigido a compradores de vários mercados emissores e a uma comitiva internacional de jornalistas convidados.
A feira profissional, as reuniões e o fórum serão realizados no edifício da Alfândega do Porto, entre os dias 20 a 22 de fevereiro, enquanto o programa de experiências pelas diferentes regiões decorrerá de 23 a 26 de fevereiro.
A semana culminará com a realização da 19ª edição do evento Essência do Vinho – Porto, “a principal experiência do vinho em Portugal”, no Palácio da Bolsa, de 23 a 26 de fevereiro.
A empresa que promove a iniciativa, considerada hoje uma referência na produção de eventos de vinho e de gastronomia em Portugal, atuando igualmente na divulgação de vinhos portugueses noutros mercados – europeus, americanos e asiáticos, recorda, em nota de imprensa que o vinho e a gastronomia constam dos principais motivos de interesse dos milhões de visitantes estrangeiros que têm viajado até Portugal e que a indústria global do enoturismo apresenta atualmente taxas significativas de crescimento.
As mais recentes estimativas apontam para que em 2025 seja atingida a fasquia dos 100 milhões de enoturistas em todo o mundo, o que poderá representar um impacto positivo de 45 mil milhões de euros na economia global. *Fonte: Publituris/pt; Foto, crédito Gonçalo Villaverde: /Arquivo PTT.