O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a operação de compra de 70% do capital social da AGAXTUR Agência de Viagens e Turismo pelo Grupo Águia Branca. A resolução está publicada na edição de ontem (20/10/2022) no diário Oficial da União.
“Agora, estamos autorizados a dar sequência ao nosso plano de investimento, iniciando por uma rediscussão do planejamento estratégico da AGAXTUR. Nosso objetivo é uma atuação ainda mais forte nos cruzeiros marítimos, viagens de experiência personalizadas, produtos premium e grupos de lazer e incentivo para destinos nacionais e internacionais”, afirmou Renan Chieppe, presidente do Grupo Águia Branca.
Aldo Leone, filho do fundador da AGAXTUR, fundada em 1953 e uma das que mais comercializa cruzeiros marítimos no Brasil, continuará como o CEO da empresa. Claiton Armelin será o Diretor Executivo, mesma função que ocupou na CVC Corp. por 34 anos. Jarbas Correa Junior e Andrea Leone Bastos irão permanecer em suas diretorias.
“Claiton já está no Grupo Águia Branca há 14 meses, como nosso Consultor para o desenvolvimento de projetos na área de turismo. Acredito muito no potencial da AGAXTUR, e nossos planos de expansão abrangem todo o território nacional, juntamente com todo o trade turístico”, disse Renan Chieppe.
Com volume de negócios estimado em R$ 13 bilhões para este ano, e um quadro de 17 mil colaboradores, o Grupo Águia Branca tem atuação em todo o Brasil nos ramos de logística, venda de automóveis e caminhões e ainda transporte rodoviário de passageiros.
Aldo Leone voltou ontem a falar com entusiasmo da nova fase da AGAXTUR: “Vejo um futuro brilhante e de muitos resultados para a empresa. Esta união de forças distintas e complementares irão descortinar e assegurar várias oportunidades de negócios para o trade turístico como um todo”.
Mesmo entusiasmo demonstrou Claiton Armelin: “Estou muito motivado em fazer parte deste novo momento da AGAXTUR, uma empresa muito respeitada pelo trade e pelos clientes. Agora, com a participação do Grupo Águia Branca, seremos ainda mais fortes. Trabalhar com o Aldo Leone, que considero um ‘camisa 10’ do turismo, com o apoio dos diretores e de todos os colaboradores do time do Aldo, será muito gratificante”.
Sobre o Grupo ÁGUIA BRANCA – Fundado em 1946, o Grupo Águia Branca tem atuação em todo o Brasil nos ramos de logística (Vix Logística), venda de automóveis (Toyota, Jeep e BYD) e caminhões Mercedes-Benz e ainda transportes rodoviários de passageiros (Viação Águia Branca). O Grupo tem um importante programa de conservação ambiental, por meio da Reserva ÁGUIA BRANCA, localizada no município de Vargem Alta, na região de montanhas do Espírito Santo. Trata-se de uma área de 2.200 hectares de um importante remanescente da Mata Atlântica, com vasta diversidade de fauna e flora. Em 2021, o Grupo ÁGUIA BRANCA lançou seu primeiro projeto voltado à geração de energia limpa, a AB Energias Renováveis, consórcio formado pelas empresas do Grupo localizadas nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, cuja finalidade é gerar energia solar para atender às necessidades do próprio Grupo naqueles dois estados.
Sobre a AGAXTUR Viagens – A história da AGAXTUR Viagens é também o início da história do turismo no Brasil. Fundada em 1953, tendo como foco oferecer excursões aos estrangeiros pelas praias de Santos e Guarujá ou a São Paulo, logo passou a realizar excursões aéreas dentro do Brasil e para outros países da América do Sul, em parceria com a Real Aerovias, e para o exterior com a PanAir do Brasil – ambas posteriormente controladas pela Varig. Entre julho de 1963 e julho de 1968 inovou com a realização de 16 cruzeiros marítimos em navios nacionais fretados. A partir dos anos 70 consolidou sua condição de empresa que mais comercializa cruzeiros marítimos do Brasil, além da temporada de julho em Buenos Aires e Bariloche. A partir daí, a AGAXTUR não parou mais com os fretamentos, voando com TAM, Aerolíneas Argentinas e GOL. Em 2012, recebeu o prêmio Sustentabilidade da Braztoa. Alinhada ao formato ESG, desempenhou papel de protagonista no Movimento Supera Turismo Brasil, estreitando os laços de parceria com a oferta turística receptiva de todos os estados brasileiros e valorização das atividades de turismo, viagens e eventos como vetores estratégicos do desenvolvimento sustentável e regenerativo.