“Nossa Pátria Está Onde Somos Amados”, dirigido por Felipe Hirsch, terá duas exibições na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A primeira acontece no dia 29 de outubro, às 20h30, no CineSesc, e a segunda no dia 2 de novembro, às 18h, no Centro Cultural São Paulo. Filmado no Museu da Língua Portuguesa, com realização do Sesc e produção da Café Royal, o documentário conta com participações de nomes consagrados como Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Kadu Ori, Caetano W. Galindo, Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Lia de Itamaracá, Silvio Almeida e Yeda Pessoa de Castro, entre outros.
O documentário foi filmado em maio de 2022 no Museu da Língua Portuguesa, durante uma série de debates, shows, filmes, aulas e exposições realizados para marcar o Dia Internacional da Língua Portuguesa. “Nossa Pátria Está Onde Somos Amados” é um ensaio sobre as palavras que nos unem e que também podem nos afastar, demonstrando como somos formados por uma variedade de pátrias. Felipe Hirsch conta essa história por meio de várias vozes: um rapaz que escala a torre de um relógio para pichar a frase do título; o ativista Krenak que foi até a Rússia para encontrar os restos mortais de sua língua; o xamã yanomami Kopenawa que foi a São Paulo para dizer o quanto percebe o português como uma ameaça.
“Essas epifanias linguísticas podem nos mostrar de que maneira um país e uma língua conseguem abrigar muitas vozes. Uma imensa variedade de pátrias”, comenta Felipe Hirsch.
O longa-metragem conta com entrevistas que criam uma narrativa única composta por uma multiplicidade de origens, ideias e culturas. A língua portuguesa, que encobriu mais de 200 línguas indígenas do país, é demonstrada com uma uniformidade improvável para a cultura brasileira. Em mais de 500 anos de história, o documentário demonstra a complexidade da língua portuguesa em um momento singular do país que passa por conflitos políticos e religiosos, florestas queimadas e minorias perseguidas à espera de uma eleição.
Sobre Felipe Hirsch
Felipe Hirsch é um diretor brasileiro de cinema e teatro e um dos fundadores do grupo Ultralíricos, onde desenvolve experimentações cênicas que lhe renderam vários prêmios. Foi eleito pelo jornal O Globo como um dos pensadores mais influentes do país. Em 2008, ganhou o Grammy por seu trabalho como diretor do espetáculo “Homenagem a Tom Jobim”. Em 2009, dirigiu seu primeiro filme, “Insolação”, cuja estreia aconteceu no Festival de Veneza. In 2016 dirigiu “Severina”, seu segundo longa-metragem, que estreou no Festival de Locarno. Em 2022, Felipe Hirsch desenvolveu o projeto Língua Brasileira com o tropicalista Tom Zé. Também dirigiu “2022” para a HBO Max, um show com participações de Chico Buarque e Caetano Veloso, entre outros.
Sobre a Café Royal
Desde 2019, a Café Royal trabalha com diferentes frentes no audiovisual, responsável por criar e produzir cinema, teatro, séries, documentários, branded content e publicidade. A produtora, que é membro da ONU Mulheres, trabalha com agitação criativa, compromisso com a sustentabilidade e transformação social. Com um elenco de 12 diretores, atende a todos os nichos do mercado. Atualmente, conta com mais de 30 projetos em diferentes estágios, do desenvolvimento à produção, com diversos players do mercado como Amazon, Netflix, HBO, Sesc e TV Cultura.
Sobre o Museu da Língua Portuguesa
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.