Artista Calu Fontes lança livro em Lisboa

 

Da Redação

A artista Calu Fontes lança livro e apresenta trabalhos na quinta-feira, dia 10, 18h, na Livraria da Travessa, situada numa simpaticíssima loja no alto do Príncipe Real, em Lisboa, Rua da Escola Politécnica, 46. O evento é promovido pela Brazimage, Editora WMF Martins Fontes e Livraria Travessa e, na oportunidade, a autora e Baba Vaccaro terão um conversa com o público presente.

O livro Calu Fontes foi lançado em 2021 no Brasil, publicado pela Editora WMF Martins Fontes, celebrando 20 anos de carreira da artista. Dividida em dois volumes, a publicação tem coordenação editorial de Luciana Farias e Baba Vacaro, texto da jornalista Cristina Ramalho, design da Bloco Gráfico e imagens do fotógrafo Ding Musa.

As páginas estampadas por obras da artista, que desde sempre utilizou ilustrações para se expressar, reúnem uma diversidade de elementos, linguagens e suportes orquestrados de forma harmônica.

Durante o processo de concepção do livro, Calu volta às origens, revisita trabalhos antigos e, com a intenção de produzir um livro de artista, dá vida a novas criações. “Foi um processo de revisitação, uma viagem de descobrimento, e incorporei tudo que estava nesse percurso. Os dois volumes são uma narrativa criada a partir do meu olhar para o passado e de um desejo de me abrir para o novo”, declara a artista.

A Primeira Livraria da Travessa além-mar no alto do Príncipe Real, em Lisboa, Rua da Escola Politécnica, 46, recebe livro e obras de Calu Fontes.  

 

Ponto de partida

Tudo começou quando Calu ainda era pequena, com um caderno repleto de desenhos e inspirações. Na faculdade de arquitetura, croquis e maquetes de projetos foram perdendo espaço para mandalas, flores e santos. Presentes informais para os amigos foram se transformando, pouco a pouco, em peças que começaram a ser vendidas em seu primeiro ateliê, em São Paulo.

Numa colorida jornada, que já dura 25 anos, a arte de Calu – paulistana no RG e baiana de família, corpo e alma – já não habita apenas azulejos e peças cerâmicas. Seu estilo transbordou formatos e materiais e hoje invade diversos ambientes das casas, criando sensações únicas para quem os contempla.

“No trabalho de Calu Fontes, o todo não é a simples soma das partes. Sua mente intuitiva vasculha resíduos de memórias em busca de fragmentos de beleza, cores, formas, símbolos, desenhos, palavras – e os sobrepõe sem economia, criando conexões inconscientes que juntas passam a determinar novas escolhas”, Baba Vacaro, designer.

Apaixonada por cerâmica desde os tempos da faculdade de arquitetura e urbanismo, Calu Fontes é uma referência quando o assunto é trabalho artesanal. Seu processo criativo, bastante intuitivo, nos convida a um delicioso passeio pelo universo dos sonhos e da imaginação. As mandalas com elementos da natureza, formas e cores vibrantes desenvolvidas para a branco revelam que Calu tem tanto talento para papel de parede como para cerâmica e azulejo. *Fotos: divulgação.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *