Por Clara Silva
Bariloche, na Argentina, estima 450 mil turistas durante o verão. Esse número representa um incremento de 15% comparado ao mesmo período de 2021.
Tal estimativa vai de encontro com pesquisa recente da Decolar, que revela um aumento de 220% nas buscas de viagens para passar as festas de fim de ano, comparado ao mesmo período do ano passado.
Turismo de aventura em Bariloche
Com passeios lacustres, roteiros terrestres e diversas praias às margens dos lagos, Bariloche é considerada também a capital argentina do turismo de aventura, se destacando ainda quando o assunto é ecoturismo.
De acordo com o secretário de turismo local, Gastón Burlon, é esperado que a temporada seja a melhor dos últimos anos, até mesmo que a anterior à pandemia do coronavírus.
Durante o inverno, Bariloche chegou a registrar 95% de ocupação hoteleira. No período, cerca de 30 mil brasileiros visitaram a cidade argentina.
“Apesar de Bariloche ser famosa pelo inverno e passeios de neve, o verão reserva inúmeras possibilidades para os visitantes, incluindo atividades envolvendo água, caminhadas na natureza, mountain bike e outros passatempos do turismo de aventura. Com a flexibilização das restrições para a entrada na Argentina e o aumento da procura por viagens, esperamos que a temporada seja de sucesso”, destaca Burlon.
Atrações para o verão
Entre as atrações para o verão barilochense, existem possibilidades de aventura, como kitesurf e navegação no lago Nahuel Huapi; mountain bike no Parque Nacional Nahuel Huapi; parapente no Cerro Otto; pesca esportiva; stand up paddle nos lagos Nahuel Huapi, Gutiérrez e Moreno; e stand up rafting no rio Lamay.
No Cerro Runge, também é possível praticar caminhadas, percorrer cânions, rapel, tirolesa, saltos de rampas, trampolins naturais e natação. Para aqueles que preferem passeios de contemplação à natureza, Bariloche também abriga o Cerro Campanario, um mirante que permite contemplar a vista do lago Nahuel Huapi. O lugar está entre os oito com as vistas mais bonitas do mundo, segundo a National Geographic. *Fonte: Diário do Turismo com agências; Foto, divulgação/Arquivo PTT.