Por Larissa Nunes
O restaurante tradicional e o terceiro mais antigo da capital baiana, o Porto do Moreira, pode estar prestes a encerrar suas atividades definitivamente. Inaugurado no dia 7 de setembro de 1938 e situado no Dois de Julho, nas proximidades da Rua Carlos Gomes, o estabelecimento foi point de grandes nomes ilustres como Glauber Rocha, Gilberto Gil, Jorge Amado, Caetano Veloso e dentre outros.
Entretanto, as dificuldades financeiras estão sufocando o proprietário Francisco Moreira, 75 anos, que comanda sozinho o restaurante familiar, que pertence a ele e as duas filhas do seu irmão Antônio Moreira, sócio do estabelecimento que faleceu em janeiro de 2018.
“Depois que meu irmão morreu e em seguida veio à pandemia, as coisas ficaram difíceis e o movimento no restaurante começou a cair. Levamos meses fechados diante das restrições da Covid, mesmo assim pagando impostos, demandas fixas e funcionários com o estabelecimento sem funcionar”, contou Francisco em entrevista ao Portal M!.
De acordo com o empresário, a circulação de pessoas no Centro da cidade também é um fator para colocar o restaurante à venda. Para ele, as pessoas não se sentem mais seguras em transitar na localidade.
“Aqui no Centro o movimento caiu muito. Antigamente as pessoas gostavam de passear pela Avenida Sete e Carlos Gomes, hoje em dia não tem mais essa circulação. Não tem estacionamento de veículos, as ruas estão tomadas por camelódromos e isso afasta a população, além da insegurança. Não tenho como continuar mais”, desabafou.
Atualmente, o restaurante conta com seis funcionários, e até o momento não há nenhum comprador ou negociação. “Eu não tenho condições mais de levar, estou aqui peneirando e empurrando, mas infelizmente será necessário. Já tive três compradores, porém eles querem pechinchar, não querem pagar o valor. Prefiro fechar o restaurante e arcar com o prejuízo”, contou.
Para Roque Mendes, frequentador do estabelecimento, é uma lástima saber que o Porto do Moreira não irá mais funcionar. “É muito triste ver um restaurante como o Porto fechar as portas, um estabelecimento que já recebeu muitas pessoas da alta sociedade. Infelizmente, Francisco já decidiu vender e outro como o Porto não terá. Ali carrega uma história e tradição familiar muito bonita”, comentou.
*Fonte: Site Muita Informação; Foto: divulgação.
Fantastic website. Plenty of helpful information here. I’m sending it to some friends ans also sharing in delicious. And obviously, thanks to your effort!