O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), anunciou em assembleia nesta quinta-feira, 15, que, por unanimidade, pilotos e comissários poderão entrar em greve a partir de segunda-feira, 19. Segundo a categoria, a paralisação ocorrerá diariamente das 6h às 8h. Os aeroportos que irão aderir são: Congonhas, Guarulhos, Rio Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília, Confins e Fortaleza. A greve não tem tempo indeterminado.
A orientação do SNA é para que os aeronautas suspendam as decolagens nesse horário, exceto nos casos de transporte de órgãos para transplante, vacinas ou com enfermos a bordo.
Entre as demandas da categoria estão a recomposição salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e ganho real (acima da inflação) de 5%. Eles pedem ainda a manutenção da convenção coletiva da categoria e a definição de horários de veto para alterações em folgas.
De acordo com o SNA, as empresas apresentaram proposta sem ganho real e com cláusulas que pioravam as condições de trabalho. Em assembleia no fim de novembro, 90% da categoria votou contra a proposta.
Até o momento, a representação patronal, Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, e as companhias aéreas ainda não se manifestaram a respeito da greve. *Fonte: Portal A Tarde; Foto: Aeroporto de Guarulhos, divulgação/Arquivo PTT.