Mais apresentações do Sacadas Musicais marcam o Natal no Centro Histórico de Salvador

Por Doris Pinheiro

O projeto “Sacadas Musicais”, que colocará em cena, para cantar das sacadas iluminadas de prédios seculares do Centro Histórico de Salvador o Coral Música das Nascentes, prossegue esta semana com três apresentações: no Casarão 17, no Terreiro de Jesus, nos dias 20 e 21 e no prédio do Senac, no Largo do Pelourinho, no dia 22, sempre às 18h30. O Coral Música das Nascentes é formado  por crianças e jovens da Escola Ambiental que vivem na zona rural de Camaçari, em Barra do Pojuca. A regência é do maestro Fred Dantas, que também dirige a Escola Ambiental. A cantora Manu Dourado, do Instituto de Cegos da Bahia, fará uma participação especial cantando também músicas natalinas.

A regênciadas Sacadas Musicais natalinas de Salvador  é do maestro Fred Dantas. Foto: Anderson Moreira.

 

 

As 16 crianças e adolescentes do coral cantam, acompanhados de flauta e teclado, canções como “Noite Feliz” (padre Joseph Mohr), “Bate o Sino” (Pierre Pierpont) e “Papai Noel” (Assis Valente), mas também músicas do acervo musical da Orla de Camaçari, como “Suite Ambiental”, composta de chulas, “Siriri Comia”, canção das marisqueiras do Rio Pojuca e “Samba de Viola, samba-chula da Orla de Camaçari.

O projeto Sacadas Musicais é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador,  através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Diretoria de Gestão do Centro Histórico  e une a arquitetura privilegiada do Centro Antigo de Salvador com a música, tendo como motivação a comemoração natalina. O Centro Histórico da capital baiana, em especial o Pelourinho, é um lugar que pela sua própria natureza arquitetônica incentiva a realização de eventos que resgatam as tradições, o encontro familiar e essa é exatamente a essência do Sacadas Musicais, que chega para reavivar o espírito natalino através das vozes infanto-juvenis e de um repertório que desperta nas pessoas o sonho, a alegria e o amor ao próximo.

Coral Música das Nascentes

A Escola Ambiental existe desde 1996, realizando um trabalho de inclusão social através da música, com apoio da Prefeitura Municipal de Camaçari, pela Secretaria de Educação, que mantém a escola formal, e da Associação Conexão Vida, que sustenta a ação social. A isto veio somar, desde junho do presente ano, a empresa Bahia Control, que patrocina o projeto Música das Nascentes, que prevê instrução musical aliada à preservação ambiental, com foco nas quatro nascentes de água límpida existentes na área da Escola Ambiental.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *