Após dois anos de pandemia, o setor de Serviços em Sergipe apresentou leve queda de 3.4 pontos percentuais, saindo de 75,2% em 2019, para 71,8% em 2020, como aponta o estudo ‘Produto Interno Bruto de Sergipe’ (PIB-SE), elaborado e lançado recentemente pelo Observatório de Sergipe. Mesmo com queda, Serviços é o setor com maior representatividade para a economia sergipana, respondendo por 71,8% do PIB local.
E para ajudar na retomada do crescimento dessa área econômica, será realizada de 5 a 22 de janeiro de 2023, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, a Expo Verão Aracaju 2023 – Viva essa energia. O evento, que é a maior feira multissetorial do estado, tem como objetivo proporcionar a geração de novos negócios para empreendedores e empresários locais ou que atuam no estado; desenvolver o turismo, e potencializar a cultura e gastronomia sergipana.
A feira contará com 150 estandes e está dividida em quatro eixos temáticos: gastronômico, econômico, turismo e cultural. O eixo econômico é formado pela presença de estandes de diversos setores do comércio e de serviços, como artesanato, modas praia e fitness, acessórios, calçados, utilidades para o lar, confecções, restaurantes, acessórios e produtos pet, entre outros.
O eixo da gastronomia tem como objetivo valorizar a culinária e produtos regionais, por isso, será montada na Expo Verão 2023 uma praça de alimentação diversificada. Também haverá um festival gastronômico durante um dos três finais de semana do evento, com dois sabores que representam bem Sergipe. Os temas ainda são surpresa, mas prometem movimentar muito o cenário local.
O turismo será trabalhado por meio da divulgação das potencialidades regionais, que estarão representadas pela presença de diversos municípios, que apresentarão as vocações, potenciais e atrativos turísticos. Grupos folclóricos, apresentação de artistas e talentos, além da exposição de artesanatos compõem o eixo cultural da Expo Verão 2023.
*Fonte: Jornal da Cidade.Net