Por Lily Menezes
Na sabedoria popular, Salvador só tem duas estações do ano: mormaço e Verão. O segundo começou ontem (21) às 18h48 e chega com tudo: as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmam alta nas temperaturas durante os primeiros dias da temporada, que podem alcançar os 31º até sexta-feira (23). No sábado e domingo, os termômetros já abaixam um pouco, com máximas de 27º. As famosas chuvas do início da estação também devem marcar presença, mas a possibilidade será mais alta à noite. Ou seja: vai dar praia pela manhã, mesmo com o Sol entre nuvens. Já para quem se organizou para fazer confraternização com os amigos fora de casa, é bom escolher um lugar coberto para tomar uma.
De acordo com o prognóstico para a estação elaborado pelo Inmet, a atuação do fenômeno La Niña pelo terceiro Verão consecutivo pode impactar nas possibilidades de chuva em todo o Nordeste. Mesmo assim, não deve haver mudanças na média histórica de temperaturas nesta temporada: para se ter uma ideia, o Verão passado teve temperaturas máximas entre 31º e 33º. Assim, a presença do filtro solar na rotina diária deve se intensificar ainda mais: a incidência de raios UV prevista para os próximos dias é extrema, conforme informações da Agência Climatempo. Aqueles que gostam de tirar fotos de paisagens devem ter surpresas agradáveis nesse comecinho de temporada: há alta probabilidade de presenciar a formação de arco-íris no céu soteropolitano a partir de hoje até sábado (24).
A temporada mais quente do ano, é claro, divide opiniões: enquanto tem gente com muito a se queixar por conta do calor até na sombra, da fatura da Coelba vindo nas alturas por conta do ventilador ligado no volume 3 e da pressão baixa devido ao abafamento, quem aproveita o Verão para faturar um dinheiro extra (ou faz da estação a própria renda) já estava contando os dias para a chegada do tempo de Sol. É o caso de Meire do Rosário, que vende bebidas entre as praias do Bogari e Roma e esbanja otimismo.
“É o primeiro ano com festas acontecendo normalmente, e mais gente curtindo nas praias. Vai dar pra ganhar um dinheirinho a mais. Principalmente porque daqui a pouquinho já vem a Lavagem do Bonfim, tô bem animada pra vender como antes da pandemia”. *Fonte: Tribuna da Bahia.