O estudo “Turismo – 2023”, que identificou os comportamentos e expectativas de viagens a partir de um painel digital com mais de 1.200 brasileiros, indica que 53% da população pretende viajar em 2023, mas 19% ainda não decidiu, 21% sente vontade de viajar, mas não vai, enquanto 8% não quer e nem pretende sair de casa.
Muitos participantes do inquérito querem já deixar as malas prontas no primeiro semestre de 2023, e 67% dos brasileiros gostariam de viajar entre dezembro deste ano a julho do próximo ano.
A Europa está na mira e é uma preferência para 23% dos inquiridos. Os demais destinos citados foram América do Norte (11%), América Latina (7%). África, Austrália/Oceânia e Ásia (3%, cada).
No entanto, a situação financeira é uma preocupação no momento de organizar uma viagem e foi apontada por 60%; outros fatores como a economia atual do país (21%) e a cotação do dólar (17%) também estão no radar.
Como herança da Covid-19, há 14% que temem a pandemia e outras doenças que têm surgido em menor escala. Assim, os viajantes consideram importante que as empresas sigam os protocolos de segurança.
*Fonte: Publituris/pt; Foto de turistas em Salvador (BA), crédito Nelson Rocha/Arquivo PTT.