Por Pedro Araújo (Piloto de Avião/*Exclusivo)
Dicas de um piloto que conseguiu entrar em uma das maiores empresas de Linha Aérea do Brasil aos 22 anos.
Quem nunca pensou em ser piloto de avião quando criança? Mas se você ainda tem esse sonho até hoje, vem comigo que eu vou dar algumas dicas de como fazer sua carreira alçar altos voos.
Me chamo Pedro Araujo, tenho 25 anos, sou bacharel em Ciências Aeronáuticas com MBA em Gestão Aeroportuária, tenho ICAO 5, sou instrutor de Jet Training da Falcon Escola de Aviação e sou piloto doméstico e internacional de uma das maiores empresas de linha aérea do Brasil há 3 anos e meio. Baseado na minha experiência, vou te passar algumas informações muito importantes de como começar e os melhores caminhos que vão te levar ao sucesso nessa profissão.
Você sabia que para ser piloto profissional (ou como chamamos tecnicamente: Piloto Comercial ou Piloto de Linha Aérea, para aqueles que possuem estas licenças) você não precisa fazer faculdade? Na verdade, o que você precisa ter são as licenças e habilitações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Primeiro de tudo, você deve fazer o famoso CMA (Certificado Médico Aeronáutico) para ter certeza de que a sua saúde física vai te permitir exercer essa profissão que exige muita responsabilidade! Daí, então, você precisa fazer as provas teóricas para obter cada uma das licenças, começando com a de Piloto Privado. Então, você pode começar a instrução de voo para checar sua carteira de Piloto Privado. E repete os mesmos passos para obter a carteira de Piloto Comercial (essa vai te permitir, de fato, trabalhar na aviação) e, mais tarde, a de Piloto de Linha Aérea (em verdade, para ser
contratado pelas grandes empresas, no Brasil, a licença de Piloto Comercial é suficiente).
A formação em Ciências Aeronáuticas ou Aviação Civil, atualmente, ainda não é uma exigência das aéreas brasileiras, muito menos dos jatos executivos. Porém, como em tudo na vida, na aviação o ideal é “nivelar a régua por cima”. Claro que é uma decisão que envolve planejamento financeiro, afinal, se tornar piloto realmente não é algo barato! Então, se não puder fazer os dois ao mesmo tempo, minha dica é: Siga primeiro com as habilitações/licenças, elas vão te fazer voar, diploma em faculdade, não. Porém, se for possível fazer faculdade, pós-graduação… faça! Sem dúvidas, você
estará se especializando e se colocando acima da média!
Além disso, um outro diferencial, que na realidade é essencial para a carreira de piloto, é o inglês! Se você ainda não é fluente e totalmente seguro no idioma, devo te adiantar que todo o treinamento e todos os manuais de aviões das grandes empresas são em inglês. Assim, te aconselho a começar a se dedicar a isso o quanto antes. Te garanto que você vai precisar!
Hoje, vivemos um pós-pandemia que está alavancando o setor aéreo. Assim, mesmo que ainda exista gente qualificada fora do mercado de trabalho no Brasil, há um grande potencial de espaço no futuro, principalmente pela demanda da aviação em outros países. Essa sim segue com vento de cauda e abrindo muitas oportunidades para quem deseja trabalhar lá fora.
Então, pense comigo. Se você começar hoje, vai levar alguns anos até você estar preparado para ingressar no mercado de trabalho… Até lá, muita coisa vai acontecer. O mercado da aviação sempre foi cíclico e sempre andou de “mãos dadas” com a economia. Passamos por uma fase muito difícil, e o pior já ficou pra trás. Infelizmente no Brasil, a realidade é que nunca existe sempre céu de brigadeiro, porém, em um destes bons momentos da economia/aviação, você estando pronto e qualificado, as oportunidades aparecem. Assim aconteceu comigo.
Eu costumo dizer que aviação é pra quem ama! E se você ama, vá atrás que você consegue! Eu consegui! Por que você não conseguiria? Tudo que fazemos com paixão, com dedicação, com amor… Sai do papel e dá certo! Todas as áreas e profissões tem seus prós e seus contras, na indústria da aviação não é diferente. Mas eu insisto: Se você sabe o que você quer, apenas defina sua rota e execute seu plano de voo. Decole em direção aos seus sonhos que mesmo que tenha um pouco de turbulência, no voo isso também é normal! O importante é chegar ao seu destino em segurança.
Podem alterar sua velocidade, mas nunca sua direção!
*Fotos: divulgação.