Recife é a cidade dos mares, rios, pontes, ilhas e mangues. Suas belezas naturais encantam turistas e os seus centros históricos, além de belos, também relatam muito sobre a História do Brasil.
Recife, capital do estado de Pernambuco, é um reconhecido centro cultural e gastronômico do Brasil. A cidade é plural em atrativos. Basta conferir o contraste harmonioso entre antigos monumentos do Recife Antigo e as modernas edificações do centro de negócios do município.
A cidade possui encantos para todos os gostos, como a linda praia de Boa Viagem, que oferece um mar tranquilo repleto de piscinas naturais de águas mornas formadas pelos arrecifes, e o Recife Antigo, centro histórico da capital pernambucana onde encontramos o Marco Zero, o ponto exato onde a cidade nasceu. Vale a pena passear pela charmosa rua Bom Jesus, eleita a terceira rua mais bonita do mundo pela revista americana Architectural Digest.
Um outro atrativo de Recife é o Instituto Ricardo Brennand, famoso colecionador de arte brasileiro. O complexo cultural, com castelos de tijolinhos vermelhos e grandes jardins, fazem parte da grande área verde de mata atlântica e abriga coleções pessoais de arte e armaduras que Ricardo reuniu durante sua vida.
Vale a pena também conhecer o Parque das Esculturas, um museu a céu aberto com cerca de 90 obras do artista plástico brasileiro Francisco Brennand. O Parque foi construído no ano de 2000 em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil. Para quem gosta de cerâmica, a Oficina Cerâmica Francisco Brennand também é uma parada obrigatória. Lá é possível admirar mais de duas mil obras de Francisco, em meio aos grandes jardins projetados por Roberto Burle Marx, artista plástico e paisagista responsável por ter introduzido o paisagismo modernista no Brasil.
Um passeio imperdível é a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira sinagoga das Américas, fundada no século 17. Suas instalações compreendem hoje o Centro Judaico de Pernambuco, no centro histórico de Recife. No espaço é retratado uma parte da história de Pernambuco, com informações sobre escavações arqueológicas, exposições e documentos sobre a história dos judeus na região.
Recife é também uma das cidades brasileiras mais visitadas durante o Carnaval. O som do frevo, ritmo musical e dança brasileira com origem no estado, arrasta multidões, embalando o desfile de blocos e troças – orquestras que tocam frevo e outros ritmos típicos do carnaval, que se misturam a outros gêneros musicais, como maracatu e forró. O grande destaque é o Galo da Madrugada, reconhecido como o maior bloco carnavalesco do mundo pelo Guinness Book.
Estando em Recife, vale a pena conhecer Olinda, cidade histórica que fica a cerca de 10 quilômetros da capital e foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. Com um tempo a mais, vale conhecer também Porto de Galinhas, município de Ipojuca que está a cerca de 50 quilômetros de Recife, famosa por sua diversidade de belezas naturais, como o manguezal e a praia de areia branca, coqueirais e águas cristalinas. Recife é tudo isso. Belo por natureza e cheio de personalidade. *Fonte: visitbrasil.com; Fotos: Getty Images.