O Aeroporto Internacional do Recife ficou em primeiro lugar do Brasil, pela segunda vez consecutiva, e agora foi registrado também como o quarto colocado no mundo em termos de pontualidade, entre os terminais de médio porte, segundo o levantamento The On-Time Performance Review 2022 – Airlines & Airports. A pesquisa, que registra a pontualidade dos terminais, é realizada pela consultoria Cirium, uma das mais importantes do setor aéreo. Dentro da sua categoria, o Recife obteve a maior pontuação de todo o Ocidente, obtendo um índice de 88,95% de operações nos horários previstos. O relatório foi divulgado com base em dados registrados ao longo de 2022.
“A pontualidade é um indicador da eficência de toda a cadeia operacional de um aeroporto. Temos cumprido com os índices de qualidade requeridos pela Agência Nacional de Aviação Civil e não vamos parar por aí. Estamos empenhados em melhorar ainda mais a experiência dos nossos passageiros”, ressaltou Santiago Yus, diretor-geral da Aena Brasil. Ele reforçou ainda que a concessionária está investindo R$ 1,4 bilhão nos seis aeroportos que administra no Nordeste para implantar no país o padrão da matriz espanhola. Além deste valor, nos próximos três anos mais R$ 600 milhões serão aportados em sistemas, equipamentos e novas manutenções.
“Temos trabalhado muito para mantermos o nosso padrão de qualidade elevado. Atuamos em sinergia com as companhias aéreas, buscando sempre o melhor alinhamento operacional entre todas as equipes. Para nós, esse reconhecimento tem ainda um sabor especial, pois a maior parte das aferições foi realizada durante as obras estruturais que realizamos, o que pode ser bastante desafiador”, pontuou o diretor do Aeroporto do Recife, Diego Moretti.
Além da pontuação registrada no The On-Time Performance Review 2022 – Airlines & Airports, o Aeroporto do Recife também foi primeiro lugar do Brasil na avaliação dos consumidores em pesquisa feita pela consultoria AirHelp. No ano passado, ainda recebeu o prêmio Aviação Mais Brasil 2022, do Ministério da Infraestrutura, como o mais pontual na categoria entre cinco milhões e 10 milhões de passageiros. No caso da Cirium, a consultoria atesta que sua avaliação é feita de forma independente por consultores especializados.
Mudanças
Desde março de 2022, o Aeroporto do Recife passa por melhorias que visam trazer mais conforto, segurança e agilidade para os usuários. O terminal terá 60% a mais de capacidade, totalizando uma ampliação de 24 mil metros quadrados. As melhorias incluem um novo píer internacional, quatro novas pontes de embarque, mais lojas e restaurantes, além de muitos outros itens de conforto, como duas salas VIPs. O pacote de melhorias também inclui a automação dos processos de imigração, acesso ao embarque e processamento de bagagens.
*Fonte: Diário de Pernambuco