O grupo norte-americano de venda de viagens online Expedia, um dos maiores do mundo, apontou Lisboa como a segunda capital cultural para visitar em 2023, depois de Edimburgo, segundo o seu estudo de tendências de viagens para este ano.
A Expedia, em conjunto com a Hotels.com e a Vrbo, recolheu dados e inquiriu milhares de pessoas em 17 países para identificar as tendências de viagem para este ano.
Para apresentar a lista de capitais culturais a visitar em 2023, o estudo identificou os destinos com crescimento mais rápido até 30 de Setembro de 2022 na plataforma da Expedia. Para esse fim, foram analisados dados sobre a procura por alojamento e interesse na plataforma da Expedia, comparando dados para viagens de 2021 a 2023.
Os dados revelam Edimburgo, na Escócia, como a primeira capital cultural a visitar em 2023, seguindo-se Lisboa, em Portugal, e Tóquio, no Japão.
A lista prossegue com Dublin (Irlanda), Nova Iorque (EUA), Sydney (Austrália), Dubai (EAU), Montreal (Canadá), Munique (Alemanha) e Banguecoque (Tailândia).
A Expedia concluiu que, em 2023, “os viajantes estão prontos para aproveitar a agitação das cidades e experimentar as vibrações urbanas”.
“Pubs lotados, mercados ao ar livre e luzes deslumbrantes aguardam os turistas que estão prontos para estar no centro da cultura e da acção”, acrescenta a empresa.
2023 será “o ano do não-normal”
A Expedia considera que 2023 será “o ano do não-normal”, com os viajantes “a abandonar o convencional” e a procurar “experiências totalmente novas”.
“Estamos a assistir a um aumento nas viagens para capitais culturais, uma nova onda de interesse por retiros de bem-estar e um aumento na procura por destinos ao ar livre além das praias e montanhas”, afirmou Jon Gieselman, presidente das marcas Expedia.
O executivo defende que não se trata de um novo normal, mas de uma diversificação “para tendências inesperadas naquilo a que estamos a chamar de ‘não-normal’”.
*Fonte: PressTur/pt; Foto de Lisboa, crédito Nelson Rocha/Arquivo Portal Turismo Total.