Por Victor Maciel
O Brasil, juntamente com a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, apresentou na última quinta-feira (19.01), durante a Feira Internacional de Turismo (FITUR) realizada em Madri, na Espanha, a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. A iniciativa inédita, desenvolvida pelo governo brasileiro, busca, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos destes países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.
A ministra do Turismo do Brasil, Daniela Carneiro, celebrou a apresentação da nova marca e destacou a importância da união dos países do Mercosul, além da Bolívia e do Chile. “Somos um continente forte, com potencial para nos estabelecermos como referência no cenário internacional, ampliando a atração de turistas internacionais de mercados mais distantes. Agora, estamos unidos, integrando nossos destinos ricos em belezas naturais, sem falar da nossa hospitalidade, uma combinação perfeita para desenvolvermos cada vez mais o Turismo na América do Sul”, disse.
Já há definição de uma rota integrada para o segmento de Turismo de Natureza dos países do Mercosul, da Bolívia e do Chile, por meio da “Rota Natural do Sul”. Ao todo, serão sete roteiros, sendo três deles com destinos brasileiros: Rota da Selva Chaco-Paranaense (Argentina, Brasil e Paraguai); Rota dos Grandes Rios (Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil); e a Rota Oceânica (Argentina, Brasil, Uruguai e Chile).
“Este esforço tem o objetivo de unificar a promoção dos atrativos sul-americanos, organizando rotas turísticas combinadas entre os países”, complementa a ministra Daniela Carneiro.
Em 2022, até novembro, o Brasil registrou a chegada de três milhões de turistas internacionais. O principal emissor de viajantes foi a Argentina (883.088), seguido dos Estados Unidos (373.382) e Paraguai (256.598). *Fonte: MTur.