13 Nações de Maracatu vão celebrar os 30 anos do Movimento Manguebeat

No dia 16 de fevereiro, 13 Nações de Maracatu de Baque Virado vão se reunir na Rua da Moeda, às 18h, e ocuparão na sequência o Marco Zero, encerrando o período de prévias carnavalescas e abrindo oficialmente o Carnaval do Recife. O evento, batizado de ‘Tumaraca’ celebra os 30 anos do Movimento Manguebeat e, não à toa, o homenageado deste ano será o cantor e percussionista Gilmar Bola 8, membro fundador da Nação Zumbi e um dos fortes nomes do movimento.
“Me sinto honrado em fazer parte dessa história, algo que começou num encontro na Emprel, onde eu e Chico (Science) nos conhecemos. O maracatu está no meu DNA, é minha ancestralidade, e ele me levou para grandes desafios, para os melhores festivais e palcos do mundo. Depois de 30 anos, receber esse reconhecimento de 13 Nações de Maracatu é emocionante. Estou muito agradecido”, comenta Gilmar que irá apresentar um repertório com músicas do Chico Science e Nação Zumbi(foto) e Combo X.
A noite de celebração também é um momento de enaltecimento à religião africana, que é alicerce das nações de Maracatu. A iniciativa é da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (AMANPE) em parceria com o Núcleo Afro da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife.
*Fonte: Diário de Pernambuco; Foto, divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *