Arte e tecnologia no Festival Mapping do Castelo em Praia do Forte (BA)

 

Dias 10 e 11 de fevereiro de 2023das 16h às 22h, a paradisíaca Praia do Forte (Mata de São João) vai receber a primeira edição do Festival Mapping do Castelo (FMC). O evento será no Castelo Garcia D’Ávila – uma imponente construção do século 16 -, que fica logo na entrada desse importante destino turístico da Bahia.

Para esta edição, o projeto apostou em uma temática que envolve duas questões atuais e necessárias: ancestralidade e meio ambiente. São pautas que se entrecruzam, já que o equilíbrio social e ambiental é uma meta para fazer o país reagir às desigualdades e às mudanças climáticas, como a devastação da terra, a poluição das águas, florestas e rios.

A Sinfônica Garcia D’ávila será responsável pela abertura do festival, e logo em seguida haverá exibição de video mappings inéditos, na fachada frontal do Castelo Garcia D ́Ávila, de artistas convidados – VJs Carol Santana-RJ, Lobo-PA, Letícia Pantoja-RJ, Cayetano-BA, Pico Garcez-SP e Fernando Velázquez-Uruguai – e de VJs selecionados na mostra competitiva.

O evento vai contar também com a participação dos DJs Sica e El Cabong, além de uma feira de gastronomia e economia criativa com arte-artesanato.

Para a produtora Virgínia Da Rin, o festival abre mais um importante espaço para a criação-exibição de obras dos VJs brasileiros. “O festival também já dá sinais de que veio para ficar e se consolidar como projeto calendarizado, visto a valiosa parceria da Fundação Garcia D’Ávila e dos empresários do turismo de Praia do Forte. O FMC tem ainda o compromisso com a iniciação de jovens da rede pública na técnica do video mapping através de oficina formativa”, conta Da Rin.

E diretamente do Norte do país, o VJ Lobo garante que é uma honra poder integrar a equipe do Mapping do Castelo. “O festival traz uma discussão fundamental para todos nós: ancestralidade e meio ambiente. Precisamos sempre lembrar e ter orgulho sobre nossa história, nosso legado, provocando, assim, reflexão e consciência em todos”.

Outro que está entusiasmado com a participação no FMC é o DJ El Cabong. “É um privilégio fazer parte de um projeto que reúne tecnologia e imagem e promove um debate sobre ancestralidade e meio ambiente. Isso tudo em um ambiente cercado de muita história e natureza”, ressalta o jornalista Luciano Matos, criador de El Cabong.

Mais informações podem ser conhecidas nas redes sociais Instagram (@festivalmappingcastelo) e Facebook (Festival Mapping do Castelo).

O projeto é uma realização de Da Rin Produções Culturais, tem apoio da Turisforte e Fundação Garcia D´Ávila, com patrocínio do Hiperideal e Governo do Estado através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Ingressos à venda pelo Sympla. *Foto: Agx Filmes.

Serviço:

O quê: Festival Mapping do Castelo

Quando: 10 e 11 de fevereiro de 2023

Horário: 16h às 22h

Local: Castelo Garcia D’Ávila, Praia do Forte (Mata de São João)

Valor: Inteira – R$ 50; meia – R$ 25

Realização: Da Rin Produções

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *