Aeroporto de Frankfurt busca proporcionar uma jornada biométrica aos passageiros

 

A partir deste ano, os passageiros que transitarem pelo Aeroporto de Frankfurt (Fraport) poderão realizar as diversas etapas da viagem – do check-in ao embarque – simplesmente digitalizando seus rostos em pontos de contato com reconhecimento facial espalhados em todo o aeroporto. Esta solução será lançada e estará disponível para todas as companhias aéreas que tiverem interesse na utilização do serviço.

 

O projeto inova na implantação de uma viagem digital ao prover uma ampla plataforma biométrica de uso comum em todos os terminais de Fraport, aberta a todas as companhias aéreas que operam no aeroporto. Com isso, a iniciativa combina os registros do dia da viagem, a Star Alliance Biometrics (sistema de identidade e identificação biométrica dos membros da aliança aérea) e hubs biométricos adicionais interconectados pelo SITA Smart Path. Especificamente para os passageiros da Lufthansa, graças à integração do SITA Smart Path com a Star Alliance Biometrics, a tecnologia faz uso das identidades biométricas dos passageiros da Lufthansa registrados na plataforma da Star Alliance, permitindo a sua identificação sem etapas adicionais de processamento em diversos aeroportos e companhias aéreas participantes.

 

Implantação do SITA Smart Path traz uma solução abrangente de processamento dos viajantes por biometria em todos os terminais e companhias aéreas do aeroporto alemão. Foto: divulgação.

 

Esta novidade desempenha um papel fundamental ao abrir caminho para a implantação da biometria em toda a rede global da Star Alliance, que se esforça para ter mais membros entre os seus 26 integrantes usando a tecnologia biométrica progressivamente. Mais um benefício é que os principais aprendizados do projeto de Fraport serão considerados para futuras implementações em toda a rede.

A plataforma de gerenciamento de identidade digital NEC I:Delight, totalmente integrada ao SITA Smart Path, foi classificada várias vezes em primeiro lugar como a tecnologia de reconhecimento facial mais precisa do mundo em testes de fornecedores conduzidos pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (National Institute of Standards and Technology – NIST, em inglês) dos EUA. Além disso, permite que os passageiros que optaram pelo serviço sejam identificados de forma rápida e precisa, mesmo em movimento. Entretanto, os passageiros que não pretendam utilizar a solução podem efetuar o check-in normalmente em um balcão tradicional.

“No pós-pandemia, os viajantes estão adotando a tecnologia para otimizar e ter mais controle de suas viagens. Estamos extremamente entusiasmados por poder transformar a experiência dos nossos passageiros em todos os terminais e operadoras aéreas com uma solução simples e intuitiva. Também valorizamos que a tecnologia inovadora da SITA e da NEC permita que nossa infraestrutura esteja amplamente preparada para o futuro, com a capacidade de crescer conosco à medida que as demandas da indústria e os padrões de viagem mudam”, destaca o Dr. Pierre Dominique Prümm, membro do Conselho Executivo e diretor executivo de Aviação e Infraestrutura na Fraport AG.

“Estamos muito satisfeitos por trabalhar com os principais players da indústria para levar os benefícios da tecnologia biométrica aos passageiros em todos os lugares. Com esta implementação, Fraport está liderando o setor com uma resposta às demandas de passageiros por constantes mudanças a fim de terem maior autonomia e conveniência, ajudando a maximizar a eficiência operacional”, complementa Sergio Colella, presidente da SITA para a Europa.

“Teremos uma rica experiência ao combinar nosso know-how técnico com a expertise e o entendimento da SITA sobre a indústria de transporte aéreo. Estamos orgulhosos de oferecer um upgrade na experiência dos clientes da Lufthansa e Fraport com tecnologia biométrica de última geração, e aplaudimos a iniciativa da Star Alliance de trazer esses benefícios para sua ampla rede”, finaliza Jason Van Sice, vice-presidente da NEC Advanced Recognition Systems.

Sobre a SITA

A SITA é uma provedora de TI para o setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais integradas, seguras e sustentáveis.

Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, ao mesmo tempo em que cumprem a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas para clientes em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que auxiliam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar o equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens eficientes. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 60% da troca de dados da comunidade do transporte aéreo.

Em 2021, a SITA tornou-se uma empresa certificada CarbonNeutral® pelo The CarbonNeutral Protocol – padrão global líder para programas neutros em carbono. Estamos reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em todas as nossas operações por meio de nosso programa Planet+, reconhecido pela ONU, ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções para ajudar a indústria da aviação a atingir seus objetivos de redução de carbono, incluindo redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional. Em 2022, anunciamos nosso compromisso de estabelecer metas de redução de emissões baseadas na iniciativa Net-Zero Standard, do Science Based Targets, uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).

A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.

Para mais informações, acesse www.sita.aero

 

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