A “Marca Brasil” está de volta e protagonizará a estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior para divulgação de ações de marketing e promoção turística e comercial desenvolvidas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, acompanhou, nesta terça-feira (14.02), em Brasília (DF), a cerimônia que marcou o resgate do símbolo, ao lado dos presidentes da Embratur, Marcelo Freixo; da ApexBrasil, Jorge Viana; do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
“A volta da Marca Brasil reafirma para o mundo que o Brasil que todos amam e desejam conhecer está de volta, representando uma guinada no posicionamento da imagem do Brasil no exterior. Esse é um novo momento do nosso turismo. Não permitiremos mais propagandas de duplo sentido que exponham nossas mulheres. As mulheres brasileiras merecem respeito”, destacou a ministra Daniela Carneiro.
Concebida para valorizar a identidade do Brasil (verde das florestas, amarelo do sol, azul do céu e das águas, vermelho das festas e o branco da vestimenta e das religiões populares), a Marca Brasil integrou o primeiro plano de marketing internacional do país no exterior, o Plano Aquarela. Inspirada em um desenho do paisagista brasileiro Burle Marx, o símbolo foi criado em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e adotada até 2019, tendo passado por uma atualização em 2010.
Agora, Embratur e ApexBrasil devem realizar um concurso público para atualização da arte, cujo objetivo é reconstruir a imagem do país quanto ao compromisso com a sustentabilidade ambiental.
“Esse histórico foi jogado fora pelo antigo governo, que criou uma marca sem estudo técnico e cujo slogan era inadequado na mensagem. A formulação e criação da Marca Brasil foi um marco na história do Brasil, feita por meio de um concurso fundamentado em pesquisas de mercado e critérios estritamente técnicos de seleção e que, por isso, está sendo retomada”, explicou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. A Marca Brasil substitui o slogan “Visit and love us”, criticada pela duplicidade de sentido, entre outras questões.
SUSTENTABILIDADE – O plano de ação para os primeiros 100 dias de governo divulgado neste mês pela ministra Daniela Carneiro prevê ações voltadas à estruturação de destinos turísticos. Entre elas estão projetos de valorização do Turismo de Base Comunitária e de fomento ao turismo inclusivo e sustentável. “Com essas ações, não tenho dúvida de que vamos melhorar a imagem do Brasil no exterior e, junto com a Embratur, ampliar o número de turistas estrangeiros em nosso país”, destacou a ministra do Turismo. Fonte: MTur/ Foto, crédito Roberto Castro/Ascom MTur.