Balé Folclórico da Bahia no Castelo Garcia D’Ávila em Praia do Forte (BA)

 

 

Encanto, técnica, vigor, energia, ritmo contagiante e sonoridade arrebatadora. Neste sábado, 25 de fevereiro, o público do litoral norte da Bahia vai poder conferir o espetáculo “Herança Sagrada – A Corte de Oxalá”, que já foi aplaudido na América, Europa, Caribe, Oceania e África.

A apresentação do Balé Folclórico da Bahia (BFB) vai acontecer, às 19 horas, no Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte, com entrada gratuita. A produção e realização é da ONG Raso da Catarina. O projeto tem patrocínio do Hiperideal e do Governo do Estado da Bahia através do Fazcultura, da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. O projeto, que também promoveu uma apresentação gratuita no dia 12 de fevereiro, busca valorizar a identidade étnica afrodescendente e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Mata de São João e da Fundação Garcia D’Ávila.

A direção geral do espetáculo é de Vavá Botelho, fundador do Balé Folclórico da Bahia, e a direção artística de José Carlos Arandiba (Zebrinha).  A apresentação, com duração de 60 minutos, será transmitida ao vivo pelo Youtube (@rasodacatarinaong2345).

Workshops de Dança Afro

Além da apresentação, também será realizado workshop de Dança Afro, direcionado ao público de estudantes de escolas públicas da Praia do Forte e localidades vizinhas na região de Mata de São João. A proposta é trabalhar movimentos básico da dança afro que caracterizam a cultura negra e o folclore brasileiro, incentivando o fazer artístico, tendo como ferramentas o corpo e sua valorização. Os alunos vão entender todo o processo de criação de uma coreografia, sua estética e a importância da execução da dança.

Quem vai conduzir o workshop, com uma hora de duração, é a bailarina, coreógrafa e professora de dança afro do Balé Folclórico da Bahia, Nildinha Fonseca. Após o workshop, haverá uma roda de conversa sobre a influência da dança afro na identidade étnico racial. A roda de conversa será registrada em formato de documentário audiovisual e disponibilizada para as escolas locais.

Estudantes interessados em participar do workshop e roda de conversa e acessar as apresentações do Balé Folclórico da Bahia devem entrar em contato com a produção do evento (71) 99109-5930.

Herança Sagrada

Considerado um dos principais embaixadores culturais do Brasil no mundo, o Balé Folclórico da Bahia (BFB), que em agosto completa 35 anos, já se apresentou em mais de trezentas cidades e 27 países e é a única companhia de dança folclórica profissional do país.

O espetáculo Herança Sagrada – A Corte de Oxalá reúne coreografias clássicas do repertório do Balé, que traduzem as mais importantes manifestações folclóricas baianas, como “Puxada de Rede”, “Berimbau”, “Capoeira” e “Samba de Roda”, além de “Afixirê”, coreografia inspirada na influência dos escravos africanos na cultura brasileira. “O espetáculo é inspirado nas principais manifestações da cultura popular e da religiosidade afro-baiana”, destaca Vavá Botelho, fundador e diretor geral do Balé Folclórico da Bahia.  Os bailarinos também reproduzem sequências de movimentos de alguns dos mais importantes rituais do Candomblé, numa coreografia baseada em danças do culto afro-brasileiro.

O espetáculo apresenta uma forte simbologia histórica, icônica e estética das tradições e da memória, tão importantes para o resgate da identidade de um povo. Todo o espetáculo tem a trilha sonora encenada ao vivo pelos músicos da companhia.

Com sede no Pelourinho, em Salvador, o BFB é a única companhia de dança folclórica profissional do país. Os integrantes da companhia – dançarinos, músicos e cantores – recebem preparação técnica para dança, música, capoeira, canto e teatro. Para preservar e divulgar as principais manifestações folclóricas da Bahia, o Balé desenvolveu uma linguagem cênica que parte dos aspectos populares e atinge questões contemporâneas. *Fonte: Tribuna da Bahia; Foto, crédito Andrew Eccles/Arquivo PTT.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *