Na última semana, entre 22 e 24 de fevereiro, aconteceu em Bogotá, Colômbia, o evento mais importante do trade local: a Vitrina Turística ANATO 2023 em sua 42ª edição. A feira é de grande importância econômica para o país tanto que esteve presente na abertura o presidente da República, Gustavo Petro; o ministro de Comércio, Indústria e Turismo, Germán Umaña; a presidente da ProColombia, Carmen Caballero. Um dos destinos expositores foi a Jamaica e quem esteve à frente da delegação caribenha foi Luciana Alonso, representante do destino para a América Latina. O destino caribenho fortaleceu a promoção dos destinos de praias e incrementou relacionamento com o trade latinoamericano
“Fizemos uma apresentação oficial para importantes operadores e agências de viagens de toda a América Latina. Como a Anato abre o calendário de feiras na região é muito importante nossa presença”, disse Luciana Alonso. “Além disso, aproveitamos para fazer algumas reuniões estratégicas com parceiros de alguns países e distribuir material. Aqui reforçamos a Jamaica como um destino seguro para viagens e suas facilidades como 2 aeroportos internacionais e a ampla conectividade com destinos, especialmente o Brasil, com Copa e American Airlines“, finaliza a executiva.
A ANATO recebeu 1200 expositores e coexpositores de 30 países, aproximadamente 26700 mil profissionais do turismo e gerou saldo de US$216 milhões nas 7400 reuniões realizadas na reunião de negócios.
Dia Global da Resiliência do Turismo
Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) ratificou o dia 17 de fevereiro como o Dia Global da Resiliência do Turismo. A proposição foi elaborada após um árduo trabalho do ministro do turismo da Jamaica, Edmund Bartlett. O executivo tem sido uma voz global e defensor da resiliência do turismo como forma de proteger o setor em tempos de crise que impactam negativamente o setor, como a pandemia do COVID-19.