Turistas que não tiveram a oportunidade de passar o Carnaval em Salvador puderam, na quarta-feira (15), no Pelourinho, experimentar a sensação de estar na avenida como foliões, por meio da tecnologia de realidade virtual. Usando óculos 3D, eles foram levados para o ambiente da festa, como se estivessem pulando atrás de um trio elétrico ou acompanhando o desfile dos blocos. A experiência digital foi oferecida no posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
A paulista Lilian Soares não resistiu e começou a dançar, enquanto vivenciava virtualmente as imagens e os sons do circuito Barra-Ondina. “Foi como se eu estivesse em pleno Carnaval. É bem verdadeiro. Por isso, não me contive e mandei uma dancinha baiana”, relatou a turista.
“É incrível como a tecnologia pode ter a capacidade de mexer com a gente. Virei um verdadeiro folião pipoca, em um piscar de olhos”, completou o mineiro André Ribeiro, que veio curtir seu aniversário na capital baiana.
Nesta quinta-feira (16), os óculos 3D estiveram à disposição dos turistas no SAT do aeroporto de Salvador. A iniciativa integra as ações da Setur-BA para a promoção da cultura e dos destinos baianos e será levada para eventos de turismo, no Brasil e no exterior. A ferramenta digital foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai/Cimatec).
“Testamos a realidade virtual no Carnaval, com 10 mil acessos diários, e agora estamos aprimorando a ferramenta para que ela seja usada na divulgação do destino Bahia. Já imaginou a pessoa se sentir em plena Chapada Diamantina ou em uma praia da Costa do Descobrimento, estando distante dos destinos? Com certeza, ela vai querer comprar a passagem para conhecer a verdadeira Bahia”, exemplificou a coordenadora do SAT, Tatiana Harfush. *Foto: divulgação.