Respeitável público, este ano não tem espetáculo do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia

*Por Selma Santos

Este ano não vai ter Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia. Um festival que já trouxe para nossa terra artistas dos cinco continentes, que em 20 anos de existência já realizou 17 edições, com 340 artistas participantes, fez da rua o palco para 159 mil e 800 apresentações, para um público de cerca de um milhão e 800 mil pessoas, em 20 cidades do estado, e que marcava com sua presença, no início do primeiro semestre, o começo da temporada de festivais em Salvador e no interior. O Festival de Rua é o mais antigo dos festivais da Bahia.

E o Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia não poderá acontecer porque não existe mais o edital estruturante calendarizado que garantia ao Festival de Rua planejar, captar recursos, investir e dar ao público como retorno arte de qualidade, oferecida de forma gratuita, e aos profissionais de toda a cadeia produtiva em torno deste tipo de evento, emprego e renda.

A Bahia, através do edital de eventos calendarizados do estado sempre foi referência de política estruturante de fomento aos festivais. Desde 2008 foram implantados pelo governo do estado, através da Secretaria de Cultura, três importantes editais, que foram fundamentais para o fomento e difusão artística: o de eventos calendarizados, o de mobilidade artística e o de manutenção de espaços. Sem eles não teria sido possível realizar o que os gestores culturais e a classe artística da nossa terra vêm realizando com muita garra ao longo dos anos, nem colocar a Bahia na posição que ocupa como referência cultural no Brasil. Descontinuar esses editais é destruir muitos anos de trabalho e investimento, é tirar o trabalho de quem vive de arte, é tirar a arte das ruas.

O que nós do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia queremos é que seja aberto o diálogo entre os gestores dos festivais e a Secretaria de Cultura do estado e sim, que os editais voltem ainda mais fortes e completos.

Então hoje não tem espetáculo no Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia.

Mas acreditamos que amanhã vai ser outro dia… e aguardamos o convite para a reunião solicitada em janeiro pelos diretores de festivais.

*Selma Santos é diretora geral do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia

Fotos: divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *