Salvador completa 474 anos com programação de bailes abertos e dançantes no Campo Grande

Quatro orquestras, dos maestros Zeca Freitas, Sergio Benutti, Paulo Primo e Fred Dantas realizarão quatro Bailes Dançantes e gratuitos, em pleno Campo Grande, nas noites dos dias 31 de março, sexta-feira e primeiro de abril, sábado, em celebração ao aniversário de Salvador.
Grupos de dança de salão de toda a cidade foram convidados e confirmaram presença nos bailes, que terão plateia com cadeiras.
No dia 31, às 19h30, a Orquestra Zeca Freitas abre a programação com um repertório que mistura músicas instrumentais com canções que serão interpretadas pela cantora Mariana Silva, nova estrela da orquestra. O maestro promete uma apresentação com “o melhor da orquestra e o melhor para Salvador”.
A Orquestra Sergio Benutti sobe ao palco às 21h com a participação de 17 músicos e um cantor. O repertório terá como tema as músicas das grandes orquestras de bailes, que abrange várias gerações com ritmos dançantes, como baladas, foxtrote, boleros, música latina e sambas clássicos da música brasileira.
“Este repertório será composto de músicas que o público conhece desde os bailes tradicionais em clubes com danças de salão, temas de músicas de filmes e até os sucessos mais recentes das músicas baianas”, revela o maestro. A participação especial do cantor Zeo Antonelli e os solos de trompete do maestro Sergio Benutti que irá dirigir a orquestra, serão destaques.
No dia seguinte, sábado, às 19h30, o maestro Paulo Primo rege sua orquestra que terá como cantores Luís Orlando, de apenas 12 anos, e Jaqueline Leal. Paulo Primo promete tocar músicas que falam de Salvador, como Baixa do Sapateiro e É D´Oxum, mas também fazer uma seleção especial dos mais bonitos boleros.
Para ele é importante resgatar a poesia que as orquestras populares trazem e preservam com seu trabalho, em contraposição ao excesso de sexualização que ele vê neste momento na música popular brasileira. “Nós estamos fazendo bailes familiares, onde a poesia, a harmonia, a melodia e o ritmo se juntam. Não é lindo isso?” pergunta ele.
Fechando a programação, a Orquestra Fred Dantas se apresenta às 21h, com um repertório voltado para a Bahia. Vai oferecer os ritmos ligados à dança de salão,  que tem caracterizado os bailes ao ar livre que a Orquestra tem realizado periodicamente no Campo Grande, mas em um primeiro momento haverá  São Salvador  (Dorival Caymmi), Na Baixa do Sapateiro (Ari Barroso ), Berimbau (Baden Powell), além de re-lançar a canção Giboeirinha, do icônico maestro Carlos Lacerda.
“Então teremos a parte de homenagem a Salvador, no centro a dança de salão e numa terceira parte votaremos a cantar a Bahia, com os melhores momentos da moderna música afro baiana, a chamada Axé Music, chegando até os arranjos instrumentais para as músicas do Carnaval deste ano”completa o maestro. *Fotos: divulgação.

Confira a programação da sexta e do sábado no Campo Grande:
Sexta-feira – 31/03

Das 14h às 22h – Feira da Sé – moda, gastronomia, artesanato e literatura
18h – show “Elis sob o Canto Negro de Wil Carvalho”
19h30 – Baile Dançante com a Orquestra Zeca Freitas
21h – Baile Dançante com a Orquestra Sergio Benutti

Sábado – 01/04
Das 13h às 17h – Segundo Desfile Salvador Vai de Cafezinho
Das 14h às 22h – Feira da Sé – moda, gastronomia, artesanato e literatura
18h – show “Sapoti- Márcia Short em um Tributo a Ângela Maria”
19h30 – Baile Dançante com a Orquestra Paulo Primo
21h – Baile Dançante com a Orquestra Fred Dantas

A Feira da Sé é idealizada e realizada pelo Instituto ACM – Ação, Cidadania e Memória e tem apoio da Rede Bahia e do jornal Correio.

O Festival da Cidade é uma realização da Prefeitura Municipal de Salvador através da Saltur

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *