Voos em espaço europeu deverão atingir os 11 milhões até 2025

 

 

De acordo com a última previsão da Eurocontrol, os voos em espaço europeu deverão atingir os 11 milhões até 2025, o que significa que recuperarão os números de 2019. A agência europeia considera, no entanto, que estes números deverão ser vistos com cautela, devido à atual conjuntura, principalmente, por causa da guerra na Ucrânia e, também, porque a evolução é muito ligeira.

“Depois de 2025, espera-se que o crescimento dos voos seja em média de 1,5% ao ano na previsão base, devido às maiores incertezas no horizonte de sete anos (inflação mais alta, pressão sobre os preços do petróleo, preocupações ambientais, entre outros). À medida que os riscos negativos prevalecem, o número de voos na previsão baixa estagna a partir de 2025”, observa a Eurocontrol.

No ano passado (2022), a Eurocontrol informou que o tráfego aéreo europeu atingiu um total de 83% dos níveis pré-pandêmicos. Paralelamente, a agência atribui a notável melhoria ao aumento da procura detetada no último ano, que se reflete também no aumento das reservas de voos, sobretudo a partir do sul da Europa.

Os números recentes do Airport Council International (ACI) Europe relativos ao número de passageiros nos aeroportos europeus mostram que houve um aumento total de 48% em fevereiro deste ano, em comparação com os números do mesmo mês do ano anterior, revelando assim uma recuperação significativa observada na indústria da aviação.

Além disso, o relatório publicado pela ACI revelou que 10 mercados atingiram ou até superaram uma recuperação total no ano passado, indicando os aeroportos com melhor comportamento, entre eles os portugueses.

Assim, segundo os dados da ACI Europe, a recuperação nos aeroportos nacionais foi de 18,9%, seguindo-se o Luxemburgo (10,9%), Chipre (9,7%), Malta (5,3%) e Bulgária (4,9%). enquanto o aeroporto seguinte apresentou os melhores desempenhos:

Ainda de acordo com a Eurocontrol, a decisão da União Europeia (UE) em permitir que as companhias aéreas instalem 5G nas aeronaves também contribuiu para o aumento da procura por reservas de voos.

“O 5G permitirá serviços inovadores para as pessoas e oportunidades de crescimento para as empresas europeias. O céu não é mais um limite quando se trata de possibilidades oferecidas pela conectividade super rápida e de alta capacidade”, salientou Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno, no passado.

Com base na alteração da decisão de implementação, os países da UE devem tornar as faixas de frequência de 5 GHz elegíveis para uso no exterior em veículos rodoviários até 30 de junho de 2023.

Recentemente, a Eurocontrol observou que o tráfego aéreo na Europa neste verão aumentará 15% em relação aos níveis de tráfego do ano passado, correspondendo a um total de 37.000 voos por dia. *Fonte: Publituris/pt.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *