Viagem por assinatura atrai gigantes para oferecer planejamento e hospitalidade

O crescimento do setor de turismo no último ano reforça um traço cultural e genuíno do povo brasileiro, que é a hospitalidade. De acordo com o governo federal, o setor cresceu 36,9% em 2022. Esse resultado positivo foi impulsionado pelo aumento na receita de serviços de empresas que atuam nos segmentos tangentes.

Transporte aéreo de passageiros, restaurantes, hotéis e locação de automóveis avançaram e a expectativa para 2023 segue otimista, com crescimento esperado de 2,9%, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

O mercado se movimenta em direção a uma grande oferta de serviços de viagem por assinatura, ao passo que bancos, redes de hotéis e outras empresas do setor ajustam o melhor mix de vantagens para atrair os clientes.

“A flexibilidade é uma das principais vantagens dos programas de assinatura, pois permitem que os assinantes adaptem suas viagens de acordo com as suas necessidades e preferências. Além disso, pode garantir maior tranquilidade em caso de imprevistos”, conta, Márcio Rogério Monti, diretor de Pricing, Revenue Management & Supply da RDC Viagens.

Monti, explica que considerando o cenário de retomada das atividades turísticas, o serviço de assinatura de viagem contribui para a recuperação do setor e permite identificar tendências de destinos mais procurados e categorias de hotéis, pois com cerca de 100 mil assinantes, por exemplo, é possível fazer previsão de ocupação. “Evoluímos muito nesses últimos 5 anos, não só tecnologicamente, mas também em relação a entrega do produto”, explica o executivo. “Este ano já estamos 55% acima das reservas, comparado com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. Vale dizer que o pagamento das assinaturas é recorrente e permite reservas coletivas de apartamentos em diferentes hotéis pelo Brasil. Dessa forma, as negociações se tornam interessantes para os dois lados: cliente e empresa”.

Vale ressaltar que para o mercado de hospitalidade, que abrange desde a recepção do hotel até serviços como alimentação e transporte, precisam ser pensados de forma estratégica a fim de atender um público que viaja de forma recorrente e demanda flexibilidade.

Para Daniel Pereira, gerente da Equipotel, maior feira de hospitalidade da América Latina, esse movimento é importante porque reforça a manutenção da qualidade dos serviços, principalmente, porque os clientes estão cada vez mais exigentes. “Os próprios clientes se comunicam a partir da avaliação dos serviços e algumas empresas se destacam pelos diferenciais”, completa Pereira.

Sobre a Equipotel

A Equipotel, é referência de hospitalidade na América Latina por concentrar uma vasta oferta de produtos e serviços em um só lugar, com ampla programação de experiências e conteúdo qualificado para os visitantes da feira. Este ano, a Feira completa 60 anos, valorizando a pluralidade do nosso povo, que carrega em seu DNA a arte de receber e servir bem, em todas as suas formas. Para mais informações, acesse aqui.

Sobre a RDC

Com cerca de 100 mil assinaturas em todo o Brasil e no mercado desde 1992, a RDC oferece ao viajante a certeza de experiências de viagens inesquecíveis, com assessoria completa para todas as etapas da viagem. Por meio de um pagamento mensal, o assinante tem sete diárias que podem ser usadas em hospedagem ou convertidas em pontos para a compra de passagens aéreas, pacotes, passeios ou outros produtos turísticos. A RDC também possui um braço no mercado corporativo através da Férias & Co., empresa criada com a missão de democratizar o turismo para os colaboradores de empresas que também acreditam que a qualidade de vida e o bem-estar impactam positivamente no clima organizacional e nos resultados da companhia. A empresa contribui, enquanto benefício. O colaborador escolhe o plano que melhor cabe no seu bolso e nos seus roteiros de viagem. São mais de 400 mil opções de hospedagens e passagens aéreas com negociações especiais para colaboradores de empresas viajarem quando quiser.

*Foto: Aeroporto de Belo Horizonte/Divulgação/Arquivo PTT.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *