Destinos: o dilema dos turistas entre custos e sustentabilidade

Por Victor Jorge

 

Em tempos que continuam a ser marcados pela incerteza, com as questões climáticas e o aumento dos preços no centro da “turbulência”, viajar de forma sustentável continua a ser uma das principais preocupações dos turistas, embora reconheçam que o incremento dos custos seja um fator importante a ter em conta.

Um estudo recente da Booking.com destaca o dilema sentido pelos turistas que, potencialmente, se sentem forçados em fazer uma escolha entre cortar custos e optar por viagens mais sustentáveis.

No estudo “Sustainable Travel Report 2023”, a Booking.com, que reuniu insights de mais de 33.000 viajantes em 35 países, assinala como a incerteza económica está condicionar os turistas para decisões de viagens mais sustentáveis neste ano.

Apesar das barreiras financeiras, está claro que há um enorme interesse por soluções sustentáveis, especialmente aqueles que não afetam os gastos, denotando a Booking.com que “o viajante responsável de hoje está a converter a intenção em ação com um aumento significativo relativamente ao comportamento de viagens mais sustentáveis, além de fazer escolhas mais conscientes ao nível dos transportes e maior ligação e interação com as comunidades locais”.

Assim, da economia ao meio ambiente, os viajantes estão a repensar o que significa “valor”, com as tendências sustentáveis a apontarem para um aumento das viagens com propósito em 2023, tentando, ao mesmo tempo, encontrar outras formas de gastar o dinheiro. “Os turistas de hoje está cada vez mais a esculpir experiências regenerativas que impactam positivamente os destinos com benefícios para a vida selvagem, conservação e comunidade e interagir na filantropia local e experiências éticas”, refere o estudo.

Com os viajantes a reconhecerem a natureza crítica das mudanças climáticas, ainda há alguma desconexão entre impacto e ação, embora 74% dos inquiridos afirme que “é preciso agir agora e tornar as escolhas mais sustentáveis para salvar o planeta para gerações futuras”, confirmando ainda 80% dos ouvidos que viajar de forma mais sustentável está na ordem do dia, havendo 53% a indicar que as notícias recentes sobre as alterações climáticas influenciam as opções para viajar. No entanto, os turistas enfrentam o dilema quando se trata de serem mais conscientes relativamente a quando, onde e como viajam.

Com o aumento da inflação, os viajantes ficam “presos” à noção de que devem fazer uma escolha entre sustentabilidade e gastos. Para essas pessoas, sustentabilidade e viagens combinadas podem parecer não urgentes quando estão preocupadas com as contas e a crise energética, acreditando 49% que opções de viagens mais sustentáveis são sinónimo de viagens mais caras.

Assim, é crescente o número de turistas que procuram opções mais sustentáveis ricas em recompensas e incentivos, com metade dos inquiridos a admitirem que “procuram descontos e incentivos económicos para optar para opções mais amigas do ambiente ecológicas”.

42% dos ouvidos pelo estudo da Booking.com considerariam optar por viagens mais sustentáveis se tivessem a possibilidade de obter pontos de recompensa que poderiam ser utilizados para vantagens extras gratuitas ou descontos através sites de reservas de viagens online.

Certo é que 74% dos inquiridos (em 2022 esse número era de 66%) admitem querer que as empresas proporcionem opções de viagens mais sustentáveis, indicando 44% que, apesar das boas intenções, não sabem onde encontrar essas opções mais sustentáveis.

Certo é que os viajantes estão a tornar-se cada vez mais responsáveis, desde a escolha pelo alojamento ao transporte, concluindo o estudo que “a própria indústria do turismo terá de se adaptar para ir ao encontro da mudança de expectativas destes viajantes mais conscientes e dar passos para ganhar a sua confiança”.

Fonte: Publituris/pt; Foto crédito: Depositphoto.com

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