Duda Tawil, texto e fotos, de Paris
Conhecidos como sendo os melhores hoteleiros em todo o mundo, a hotelaria é uma arte, e os franceses estão no topo da pirâmide. Aqui na Cidade Luz, ou onde quer que exerçam o métier, a fama é mundial. Para conversar sobre esses e outros assuntos, como a aproximação dos Jogos Olímpicos em Paris no verão de 2024, a Associação da Imprensa Estrangeira na França – APE, sigla em francês – organizou através da sua confreira Christine Ranunkel, um café da manhã de imprensa a convite de Véronique Beauvais-Crefcoeur, CEO e diretora-geral dos hotéis Baverez, no bar do Hotel Raphael, a poucos passos do Arco do Triunfo e dos Champs-Élysées. Juntamente com o Majestic e o Regina, o Raphael compõe a trilogia de hotéis cinco estrelas, ou seja, é a hotelaria “à la française”, de luxo, e desde 1981 com a competência e o glamour no feminino.
Véronique é a quarta geração de hoteleiros na sua família, com uma das suas três filhas já trilhando o caminho dos seus antepassados. O Raphael é de 1926, início do século XX, e a particularidade é que o Baverez é o único grupo de hotéis, na capital francesa, sempre na mesma família, desde sempre. Só isso já dá um toque de charme e calor às suas unidades: o amor pelo que fazem aflora, e transparece nas palavras da grande hoteleira que ela é, apaixonada também por decoração.
A principal clientela é a americana, desde o auge da era de Hollywood, com artistas imortalizados em fotos. Pela sua beleza, bom gosto e sofisticação, o hotel foi, e é, cenário para muitos filmes, desfiles de moda e publicidade de alta costura. Para a Olimpíada de 2024 seus apartamentos se preparam para receber essencialmente delegações oficiais, grandes empresas que gravitam em torno dos eventos esportivos e canais de televisão.
O Raphael está situado na Avenida Kléber, no prestigioso 16° distrito da Cidade Luz, e do seu terraço em 360° graus avistam-se os principais monumentos emblemáticos de Paris, para não dizer…quase todos! Uma curiosidade para nós é que a rua com a qual faz ângulo é a Avenida dos Portugueses, onde existe uma placa colocada pela Embaixada de Portugal em homenagem aos seus compatriotas.
A prestigiosa revista “Connaissance des Arts” fez uma edição extra dedicada aos três hotéis do Grupo Baverez. Na capa, Véronique ao lado de sua mãe, Françoise Baverez, no Regina: a hotelaria como uma arte, a atravessar quatro gerações em um século.
Além de jornalistas de vários países que integram a Association de la Presse Étrangère, a coletiva contou com as presenças de Guillaume Bazaille e Cécile Brun, da Bazaille Consulting, e de Stéphane Thouron, responsável pela comunicação do grupo hoteleiro Baverez.
Mais informações: www.leshotelsbaverez.com