Conexão SP/RJ: Setur e Cristo Redentor celebram união para fortalecer o Turismo Religioso

O Governo de SP por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) se uniu ao Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ) para, juntos, trilharem os caminhos da fé e darem ainda mais força ao Turismo Religioso. O secretário Roberto de Lucena e o reitor do Santuário, padre Omar Raposo, assinaram na última semana um Protocolo de Intenções para desenvolver atividades dentro do programa de valorização do turismo plurirreligioso.

Secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena e o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. Foto: Leonardo Costa.

 

“Por meio de mútua colaboração, eu e o padre Omar, aturaremos em conjunto para promover ações institucionais que considerem o Cristo Redentor, imagem mais emblemática do Brasil, como atrativo turístico de impacto nas rotas turísticas paulistas, tais como Rota da Luz, Rota Jesuítica Padre Anchieta, Rota Franciscana Frei Galvão e estamos conversando também com o rota Caminho da Fé”, explicou o secretário Lucena. “Hoje é um dia muito feliz, somos um pastor e um padre, caminhando juntos, com o propósito de levar as rotas religiosas a um patamar ainda mais alto”, completou ele.

De acordo com os dirigentes, a ideia é elaborar um calendário de ações ainda neste semestre que contemplem projetos e atividades integrando as principais rotas religiosas do estado de São Paulo às peregrinações ao Santuário do Cristo Redentor no Corcovado.

“Nesse programa que estamos desenhando junto a Setur-SP, o nosso Cristo Redentor desce a montanha do Corcovado e entra no modal da fé para contemplar as belezas das rotas de peregrinação paulistas. Estamos nos unindo para incentivar a ideia de um turismo “plurireligioso, um encontro do trade turístico, baseado na tolerância e nos princípios da fé e da irmandade”, disse Padre Omar. O Turismo Religioso sustentável vai mostrar todo o seu valor. Um padre e um pastor na mesma rota, na mesma estrada, no mesmo caminho. ”, destacou.

Rota da Luz

São Paulo é considerado um dos estados com maior potencial turístico do Brasil. Para se ter uma ideia, a Rota da Luz se consolidou como um dos roteiros religiosos mais emblemáticos do país. Atrai cerca de três mil peregrino por ano, de acordo com a Associação dos Amigos da Rota da Luz. O percurso oferece ao peregrino uma vivência genuína da fé e dos costumes locais, uma vez que percorre nove municípios do Vale do Paraíba, estimulando a produção local, a gastronomia e hospedagens da região.

A rota autoguiada possui 210 quilômetros e contempla os municípios de Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida. O trajeto até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida já conta com quase 50 hospedagens e mais de 50 pontos de apoio ao longo das nove cidades, passando por fazendas, cachoeiras e muita natureza.

O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), são realizadas cerca de R$ 8,1 milhões de viagens movidas pela fé todo os anos no Brasil. Se considerados os deslocamentos para eventos religiosos, retiros espirituais, caravanas e romarias, este número sobe para 15 milhões de viagens, o que representa R$ 6 bilhões por ano apenas neste segmento, de acordo com o Ministério do Turismo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *