A Organização Mundial do Turismo (OMT), com sede em Madri, na Espanha, está unindo esforços para desenvolver uma estrutura ESG harmonizada que possa ser usada como referência no setor do turismo. Dadas as interações diretas entre os operadores da indústria do turismo, o meio ambiente e as comunidades, a importância do ESG para as empresas da indústria do turismo pode ser vista claramente em áreas como aquisição de clientes, retenção de clientes, regulamentações e gerenciamento de risco, acesso a financiamento sustentável ou gerenciamento de relações com investidores.
O trabalho da OMT em turismo sustentável se reflete em uma série de contribuições para políticas e medições. Com foco nos destinos turísticos, a OMT articulou que o turismo sustentável deve:
1. Fazer uso otimizado dos recursos ambientais e conservar os recursos naturais e a biodiversidade.
2. Respeitar a autenticidade sociocultural das comunidades de acolhimento.
3. Garantir operações econômicas viáveis e de longo prazo, incluindo empregos estáveis e contribuições para a redução da pobreza.
Declarada como Capital da Amazônia Azul, a Baía de Todos os Santos entrou no radar da OMT, levada pela Associação Comercial da Bahia – organização fundada em 1811, nas margens da BTS. A Tarde ESG e o Portal Turismo Total estão acompanhando os investimentos para a geração de riquezas e trabalhos, focados no desenvolvimento sustentável da Capital da Amazônia Azul. *Fonte: A Tarde.