Por Isa Arnour
O turismo rural tem se consolidado como uma importante atividade econômica e cultural no Brasil. Além de oferecer aos visitantes a oportunidade de vivenciar experiências únicas em meio à natureza, essa modalidade de turismo também impulsiona a economia das regiões rurais do país, gerando emprego e renda para as comunidades locais. Com a pandemia da COVID-19, o turismo rural ganhou ainda mais destaque, sendo uma opção segura e atraente para aqueles que buscam escapar do estresse das grandes cidades e se reconectar com o meio ambiente.
Para melhorar cada vez mais os produtos e serviços turísticos a serem ofertados pelo Turismo Rural brasileiro, a SPRINT Dados, em parceria com o Ministério do Turismo e a Rede Turismo Rural Consciente, lança a segunda edição da pesquisa “Demanda Turismo Rural”, que ocorrerá em ambiente virtual, no período de 28 de abril a 21 de maio. Logo, se você ou alguém que você conhece, já viajou para o campo, praticou Turismo Rural, ou se interessa por esse segmento, responda a pesquisa em https://sprintdados.questionpro.com/TurismoRural e também peça aos conhecidos para responderem.
Após um período desafiador para o turismo, o Brasil começa a vislumbrar uma retomada promissora do setor em 2023. Embora a atividade turística ainda esteja se recuperando da crise causada pela pandemia, entretanto duas tendências desenvolvidas durante o período de restrições continuam em alta: viagens para destinos próximos à residência e viagens mais curtas e mais frequentes. Isso porque cerca de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, o que torna o contato com a natureza e a vivência no interior do país ainda mais atrativo.
Diante desse cenário, o turismo rural se consolida como uma alternativa para quem busca momentos de descontração e contato com a natureza, especialmente agora que as metrópoles começam a retomar seu ritmo intenso. É uma oportunidade única de escapar do tédio do isolamento, vivenciar novas experiências e, ao mesmo tempo, ajudar a impulsionar a economia local.
“Conhecer melhor nossos clientes, poder avaliar expectativas, os perfis e como que eles se apresentam é primordial para que os negócios que compõem o Turismo Rural se mantenham competitivos e atraentes. Por isso, a Rede de Turismo Rural Consciente (Rede TRC) e seus quase 150 membros, que atuam de norte a sul do Brasil, apoiam essa pesquisa e agradecem a parceria com SPRINT Dados.” destaca Laura Santi, coordenadora da Rede TRC.
A Pesquisa de Demanda do Turismo Rural pretende conhecer o perfil, as preferências e as necessidades do público brasileiro em relação ao Turismo Rural. Com esses dados, torna-se possível subsidiar a gestão deste setor para alcançar os seus objetivos com sucesso.
Rayane Ruas enfatiza que “com um público-alvo definido, um produto estruturado e uma estratégia de comercialização definida e executada, o empreendimento certamente irá se beneficiar da gestão eficiente. Possuir um posicionamento assertivo, irá se traduzir em uma maior efetividade nas ações de comunicação e estratégias de venda, alcançando melhores resultados. Esta é a essência da gestão baseada em dados”.
A primeira edição da Pesquisa de Demanda, realizada pela SPRINT Dados em outubro de 2022 teve como resultado um E-book gratuito, de livre distribuição em formato PDF, que teve mais de 300 downloads desde a sua publicação. A apresentação dos resultados foi feita em um evento online, que obteve 88 pessoas assistindo ao vivo, e já possui mais de 280 visualizações. O que demonstra a sua relevância e importância para o setor. Já essa segunda edição visa atualizar os dados, ampliar a amostra e trazer ainda mais visibilidade ao estudo, tanto na sua fase de coleta, como nos resultados.
Serviço:
Pesquisa “Demanda Turismo Rural”, 2 edição.
Data: de 28 de abril a 21 de maio de 2023
Link: https://sprintdados.questionpro.com/TurismoRural
Realização: SPRINT Dados
Apoio institucional: Rede Turismo Rural Consciente (Rede RDC) e Ministério do Turismo