Por Alexandre Brochado
A Bahia atrai visitantes por causa dos seus cantos, encantos e axé, além de reservar belezas naturais e um extenso patrimônio cultural. Diante disso, o turismo é uma das atividades econômicas mais potentes no estado. Nesta segunda-feira (8), é comemorado o Dia Nacional do Turismo, data que neste ano pode render celebrações devido a retomada desse segmento após tempos difíceis da pandemia. Em entrevista ao BN Hall, o secretário do Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, declarou que o estado está vivendo um momento ímpar.
De acordo com Marcus Campos, gerente de marketing e negócios da Vinci Airports no Brasil, companhia responsável pelo Aeroporto de Salvador, houve um crescimento de 1,4% nos quatro primeiros meses de 2023 em relação ao mesmo período em 2019. Para ele, há uma demanda aquecida nesse momento, um aumento na procura por viagens e compras de passagens áreas, com crescimento de destinos no Aeroporto de Salvador. Foto: Will Recary/Divulgação.
“Viajar hoje faz parte da cultura das pessoas. Antigamente, era algo mais imaginário. Seja pela internet ou facilidade de informação, a aviação ao longo do tempo foi se popularizando e as pessoas foram perdendo o receio de até mesmo viajar de avião. No passado, as pessoas tinham muito mais medo. Toda essa divulgação de informações foi estimulando as pessoas [a viajarem]”, explicou Campos.
Entre as ações desenvolvidas pela Vinci para o fomento do turismo, o gerente de marketing destaca a comunicação das operações aéreas. Segundo ele, as pessoas que vivem no raio do aeroporto da capital baiana precisam saber quais voos estão disponíveis. “Tem gente que ainda não sabe que tem voo direto de Salvador para Goiânia ou de Salvador para São Luís. Precisa comunicar isso para que essas pessoas cada vez mais utilizem o aeroporto de Salvador com as suas facilidades e benefícios. O que fazemos nesse sentido é comunicar essas operações áreas, temos feito parcerias com destinos turísticos e com as companhias áreas para fazer treinamento das agentes de viagem”, citou.
Ainda conforme Marcus, existem voos diretamente de Salvador para Teixeira de Freitas, Morro de São Paulo e Trancoso. Esse último destino citado é, inclusive, um dos preferidos dos turistas europeus.
“Esse voo para Porto Seguro não é um voo só para passageiros locais como também para turistas internacionais. O que queremos é que essas pessoas utilizem menos Guarulhos e mais Salvador. É muito melhor para um europeu chegar em Trancoso via Salvador do que por Guarulhos. Esses voos são de suma importância porque fazemos um trabalho para que o aeroporto de Salvador seja um conector”, informou.
Já em relação ao setor hoteleiro, o presidente da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia), Luciano Lopes, na comparação deste ano com 2022, os principais indicadores apontam um crescimento tanto na taxa de ocupação como na diária média.”No entanto, quando comparamos com o último verão antes da pandemia, ou seja, o verão de 2019 e 2020, ainda estamos em torno de 95% do movimento que foi aquele período. Contudo, quando analisamos o faturamento global dos hotéis, apesar da ocupação ser menor, o preço médio estar maior em relação ao último verão antes da pandemia, registrando um crescimento”, disse.
Luciano projeta que o próximo semestre deve ter um avanço em relação ao ano passado, com resultados maiores ou similares ao último período antes da pandemia.
Apesar dos números ainda estarem demonstrando um cenário de retomada, as projeções futuras são otimistas. Para o gerente de marketing e negócios da Vinci é preciso celebrar o turismo, ainda mais por ser um importante segmento para a capital baiana. “É uma atividade econômica das mais importantes para a cidade. Ela gera empregos, desenvolvimento, oportunidades em todas as cadeias do turismo, tanto a restauração, hotelaria, aviação e etc”, comemorou. * Fonte: Bahia Notícias/Hall.