Por Christina Hayne
Profissionais de comunicação que promovem o turismo têm encontro marcado em Salvador (BA), durante o I Congresso da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), de 1 a 4 de junho. As inscrições foram encerradas no último dia 15 de maio, superando as expectativas, com mais de 120 profissionais de comunicação das cinco regiões do Brasil, representantes do turismo, além de políticos e gestores públicos.
O Congresso traz o tema “Comunicação plural para um turismo sem fronteiras” e subtemas transversais presentes às mesas redondas, com foco para o afroturismo, o etnoturismo, o ecoturismo e o turismo sustentável. A programação vai ativar o funcionamento da rede de comunicação por meio de ferramentas tradicionais, criativas e digitais da Febtur.
A participação no Congresso Febtur é uma oportunidade única para jornalistas e comunicadores que desejam se atualizar e estar por dentro das tendências do turismo. Os congressistas irão acompanhar atividades técnicas, press trips, city tour, além de serem recebidos em confraternização e noites temáticas.
“Os congressistas terão um dia e meio de aprimoramento profissional e troca de experiências por meio de palestras, debates e mesas redondas. Os outros dois dias serão de vivências pela cidade de Salvador, com uma programação preparada com esmero a seis mãos, pela Febtur, com a Prefeitura e o Governo”, pontua a presidente da Febtur Bahia, Heloísa Braga.
O afroturismo é um dos destaques, com palestra da consultora de viagens, palestrante e professora Tânia Neres, e do coordenador da Rede Mundial de Étnico Empreendedorismo (Rede Emunde), Edson Costa. Em seguida, haverá debate com o Comitê de Afroturismo da Prefeitura de Salvador.
Duas mesas redondas com especialistas convidados estão relacionadas a temática comunicação de turismo no mundo digital, assim como a criação de uma rede integrada de conexão para o turismo.
Parceiras
A Coordenação Geral do evento é da seccional Febtur Bahia, em parceria com a Febtur Nacional, e tem o apoio da Prefeitura de Salvador, via Secretaria de Cultura (Secult), e do Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Turismo do Estado do Bahia (Setur/BA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/BA), por meio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), o Salvador Destination e a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH/BA).
“Abrigar um Congresso deste com mídia especializada é uma oportunidade muito grande para mostrar o que a Bahia está fazendo, não só para seus turistas, mas para seu povo”, disse, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, em entrevista on-line para jornalistas da Febtur. “Nossa atividade turística está na mesma direção da humanidade. Oferecemos sustentabilidade ao planeta. Um destino para ser atrativo deve ser bom para quem vive nele”, pontuou.
Heloísa Braga conta que os apoios demonstram a importância do evento para a área de comunicação do turismo. “Isso mostra que o nosso evento é relevante e está alinhado com as demandas do setor. Esperamos que o Congresso seja um sucesso e que possamos contribuir para o fortalecimento do turismo no Brasil”, declara.
Comitivas
Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
José Maria Pinheiro, presidente Febtur Rio Grande do Norte, entende ser este Congresso uma importante ferramenta para que os representantes do turismo brasileiro fiquem atentos à importância dos profissionais para uma comunicação plural e sem fronteiras.
Para jornalista especialista em turismo, Cassandra Teodoro, diretora da Regional Nordeste da Febtur Nacional, o Congresso vai mostrar a força da comunicação para a promoção dos destinos turísticos e promover principalmente a união destes comunicadores que buscam construir uma comunicação antirracista e representativa. Fonte: JP Turismo-Media partner do Portal Turismo Total.