A cidade de São Paulo recebe no domingo, 21 de maio, às 19h, a “Banda dos Curumins”, projeto musical de reconhecida excelência da Associação Casa dos Curumins, ONG suíço brasileira presente há quase 20 anos em São Paulo. É a terceira vez que os músicos tocam no Teatro Paulo Eiró, no bairro Santo Amaro, zona sul da capital.
Intitulado “Sons do Amanhã”, o show tem entrada gratuita. Dezesseis estudantes entre 16 e 30 anos formam as vozes e fazem a sincronia com instrumentos como violão, baixo, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão, flauta transversal e bateria. Eles darão vida aos mais diversos clássicos da música popular brasileira, todos com arranjos próprios.
Com o patrocínio do fomento à música da Secretaria Municipal de São Paulo, o grupo de músicos juvenis trará no repertório canções como: “Canto das 3 Raças” – Clara Nunes; “Frevo Mulher” – Zé Ramalho; “Berimbau” – Vinicius de Moraes, Baden Powell; “Toda Menina baiana” – Gilberto Gil; “Caxangá” – Fernando Brant, Milton Nascimento; “Ponteio” – Edu Lobo; “Água de março” – Tom Jobim; “Wave’ – Tom Jobim; “Amazonas” – João Donato; “Gogó do nego” – Patrícia Bastos; “Naquela Mesa” – Sérgio Bittencourt, entre outros clássicos.
“Sons do Amanhã” faz uma conexão com uma apresentação realizada na Suíça, em 2019, por Salomão Soares, Michael Pipoquinha, Jonathas Sansão e Vanessa Moreno, ícones inspiradores da música instrumental nacional, que se apresentaram em Lugano, na Suíça, divulgando as atividades de música da Associação. O público vai se emocionar e se encantar com nossos jovens talentos”, revela Alberto Eisenhardt, cineasta suíço fundador da Associação Casa dos Curumins.
A Banda dos Curumins comemora 10 anos em 2023. Neste período, acumulou importantes premiações como a da 6ª edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM) na categoria projetos educativos. Ano passado, a banda realizou sua primeira turnê internacional quando se apresentou no “Festival de Jazz Lugano”, na Suíça, e em um evento na histórica Villa Arconati, em Milão, na Itália.
Associação Casa dos Curumins – Há duas décadas lutando por um mundo mais igualitário
A Banda dos Curumins é considerada um dos importantes frutos da “Associação Casa dos Curumins” – organização sem fins lucrativos, sem vinculação religiosa ou partidária, criada em 2005, pelo casal suíço-brasileiro Adriana e Aberto Eisenhardt.
A entidade, desde então, tem como principal missão a inclusão sociocultural de crianças, adolescentes, jovens e idosos, todos moradores da comunidade de Pedreira, localizada na zona sul, São Paulo, onde tudo começou. Por meio de atividades lúdicas, educativas, culturais, ambientais, artísticas, esportivas, e, claro, musicais, a organização tem contribuído para a construção de um mundo mais justo e igualitário. “Tudo começou há quase 20 anos, mas só iniciamos a escola filantrópica de música em 2016. Hoje, de longe, a Banda dos Curumins é o nosso ‘cartão de visita’, afinal, música é sinônimo de resgate, de educação e disciplina, por isso, tem ajudado muitos a serem protagonistas da sociedade”, reflete Alberto Eisenhardt.
Mais do que incentivar a arte e proporcionar integração e novas relações, a intenção da Associação Casa dos Curumins é dar oportunidades para todos, seja de um bom começo de vida para as crianças, uma opção de futuro para os nossos jovens, como também, uma alternativa de continuidade para a melhor idade. “Ao fazer parte de uma de nossas iniciativas, ajudamos de forma holística, desde a oferta de bolsas de estudo integral para os que têm melhor desempenho e aptidão, além da oportunidade de emprego, como o caso de mais uma das integrantes da banda que acabou de se formar e que hoje atua como professora do ‘Quarteirão da Música’, nome de nossa escola filantrópica, local de ensaios semanal dos músicos”, relata o fundador.
Além da apresentação única no teatro, a Banda dos Curumins também faz parte da programação da Virada Cultural 2023 que começa no dia 27 de maio. Informações atualizadas ainda serão divulgadas pela ONG e pela Prefeitura de São Paulo, organizadora do maior evento de cultura da capital paulista. “Marcar presença nas apresentações de projetos sociais como este é, em primeiro lugar, valorizar a arte brasileira e, em segundo lugar, é incentivar e prestigiar iniciativas como essa, que visam a inclusão sociocultural de milhares de jovens pelo Brasil. A Associação Casa dos Curumins acredita na mudança por meio da educação, do amor, da arte e da música, seja para os integrantes do projeto ou para quem assistir. A música é uma ferramenta que transforma vidas, podem acreditar”, conclui Eisenhardt.
Foto: Divulgação.
Serviço:
Show “Sons do Amanhã” – Banda dos Curumins
Local: Teatro Paulo Eiró
Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro
Quando: 21 de maio de 2023, às 19h
Gratuito
Mais informações sobre o local: https://www.facebook.com/teatropauloeiro/?locale=pt_BR