Paris: o violão corso de Fanou Torracinta no Bal Blomet

 
Por Duda Tawil, texto e foto
 
Para lançar o seu novo álbum “Gipsy Guitar from Corsica – vol. 2”, o grande violonista Fanou Torracinta, natural de um vilarejo de Balagne, na ilha francesa da Córsega, em pleno Mediterrâneo, fez show na casa de espetáculos Le Bal Blomet, no 15° distrito de Paris, para uma plateia entusiasta, de aficionados.
                   No palco do Bal Blomet, Fanou (de branco, no centro) encantou a plateia.
 
O show não foi somente das 12 faixas que compõem o CD, mas de composições próprias com fortes sotaques corsos, músicas de Django Reinhardt e clássicos do jazz. Ele esteve acompanhado pelos músicos Benji Winterstein no violão, William Brunard no baixo e Bastien Brison no piano. O quarteto teve de voltar ao palco para dois “bis”!
 
Conhecida como uma terra de canto e de violão – por exemplo, entre tantos eventos, lá acontece, no vilarejo de Patrimônio, há mais de 30 anos, o Festival Noites do Violão, no mês de julho, referência do gênero no mundo, e que em 18/7 receberá os brasileiros Armandinho Macêdo e Yamandu Costa – a Córsega é também chamada de “Ilha da Beleza”, com identidade própria, diferente dos franceses continentais. Um beleza que é também musical.
 
 
Lançado em 28 de abril passado pelo selo A Loghja/L´Autre Distribution, o novo trabalho do jovem e talentoso Fanou dá continuidade ao álbum homônimo – vol. 1, de 2021. Além das muitas autorais, há composições de Django Reinhardt, Bastien Brisol, Jimmy Giuffre, Harold Arlen, Chris Smith e Al J. Neiburg.
 
Mais informações: www.fanoutorracintamusique.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *