Dia de celebrar Santo Antônio no sagrado e no profano em Salvador

Por Doris Pinheiro

Dia 13 de junho é dia de celebrar Santo Antônio em toda sua glória e isso vai acontecer no São João do Centro Histórico de Salvador, tanto no terreno sagrado, quanto no profano.  Os grandes destaques do dia são a Procissão da Festa de Santo Antônio, pelas ruas do Santo Antônio e Barbalho, a partir das 17h30, e a Missa Campal de encerramento da festa, às 19h, celebrada pelo Bispo Auxiliar Dom Valter Magno de Carvalho, no adro da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo.

 

Às 17h haverá missa em louvor a Santo Antônio na Igreja Rosário dos Pretos. Como sempre uma missa muito festiva, acompanhada de quermesse.  E  haverá missas em louvor ao santo também na Catedral Basílica, na  Igreja de São Pedro dos Clérigos, ambas no Terreiro de Jesus, na Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, na Rua do Passo, no Santo Antônio Além do Carmo e na Igreja e Convento de São Francisco, no Largo do Cruzeiro de São Francisco.

 Nas ruas

Idealizada pela ABFEST – Associação dos Barraqueiros de Festas, no Largo do Santo Antônio está montada uma vila gastronômica composta por 35 barracas, carrinhos e food trucks que comercializam comidas e bebidas. Vale a pena também garimpar no Bazar da Paróquia, realizado no adro da paróquia Santo Antônio Além do Carmo, que tem roupas, acessórios e comidas típicas e na Feira da Sé, que traz nessa edição 65 expositores nos mais diversos segmentos, como gastronomia, artesanato e moda, além do projeto social ‘À Flor da Pele’, que conta com a dedicação de voluntárias na arte dos bordados aplicada em bonecas de pano para doações em hospitais e lares de idosos. Um ponto de coleta para doações de materiais para o projeto está instalado no local.

 Profano

Tem apresentações de grupos e trios de forró pé de serra no Largo do Pelourinho, das 16h às 18h, com Geraldo Pita e Alvorada Nordestina; no Coreto Musical Santo Antônio, no Largo do Santo Antônio, das 17h30 com Zeu Lobo e às 21h30 com Val Gonzaga; na Estação de Forró São João, no Cruzeiro do São Francisco, das 18h às 21h30, com o Trio Buruá.

O arrastão Samba Duro da Ladeira, a  partir das 19h, sai da Cruz do Pascoal em direção ao Largo do Santo Antônio Além do Carmo reunindo músicos do Barbalho e do Santo Antônio e garantindo uma farra em meio a uma grande batucada. O Samba Duro da Ladeira começou em 2000 da união dos músicos dos dois bairros. Já são 23 anos de muito samba, tradição e amor. As camisas custam R$ 50,00 (casadinha) | R$ 30,00 (individual) – com direito a licor e amendoim. Informações: 71 98768-3109.

O São João do Centro Histórico é um oferecimento da Coca-Cola e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult, da Saltur e da Fundação Gregório de Mattos. Tem apoio da AMVOX, Rede Bahia, Rádio Bahia FM, Ponto Outdoor e Mural Publicidade. É correalizado pelo SEBRAE e pela ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor – Salvador e uma realização da Sole Produções. Foto: divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *