A uma curta distância do centro financeiro de Nairóbi – foto -, encontra-se o Parque Nacional de Nairóbi, composto por amplas planícies de grama que exibem, no horizonte, a cidade com pontilhados de acácias. Ali é o lar de uma grande variedade de animais selvagens, incluindo o rinoceronte-negro, ameaçado de extinção; leões, leopardos, chitas, hienas, búfalos, girafas e uma diversidade de aves, com mais de 400 espécies registradas. Os visitantes podem desfrutar das áreas de piquenique do parque, dos três acampamentos e das trilhas para caminhadas.
Outras atrações turísticas em Nairóbi são o Museu Karen Blixen, o Centro de Girafas, o Bomas of Kenya e o Museu Nacional de Nairóbi. O Museu Nacional de Nairóbi é onde pode-se parar para aprender sobre a história e cultura do povo do Kenya.
A grande migração na reserva de Masai Mara foi classificada entre as ‘Sete Maravilhas do Mundo’. Isso se deve à movimentação espetacular, quando mais de 1 milhão de gnus e mais de cem mil zebras atravessam, anualmente, o Rio Mara em busca de água e pastagem verde. Amboseli e Samburu estão entre os 24 parques nacionais e 15 reservas nacionais.
O Kenya é um destino favorito de “praia e safári”, que está entre os melhores do mundo. A acomodação, seja na savana ou na praia, varia de rústica e aventureira a amigável para famílias, refúgios românticos para lua de mel a luxuosos e exclusivos. Para quem deseja simplesmente relaxar após um safári ou explorar e vivenciar as atrações costeiras e atividades aquáticas, a Costa do Kenya apresenta seis parques marinhos.
Em 2021, o setor de viagens e turismo contribuiu com US$ 5,4 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) do Kenya. Esse valor aumentou quase 35% em comparação com 2020, quando a indústria do turismo enfrentou o impacto da pandemia C-19.
O setor de turismo cria empregos para 11% da força de trabalho do Kenya. Ele diversifica a economia e impulsiona outros setores, como transporte, alimentação e bebidas, entretenimento e têxteis. Embora o alto volume seja bom para os negócios, também exerce pressão sobre praias famosas.
Confira mais informações na próxima edição da Revista Skål Internacional Brasil, que é veiculada no site www.skalsp.com.br em julho!
Fotos: divulgação.