Balé Ópera Nacional Varna deslumbra Paris!

Por Duda Tawil *
 
Quando se pensa, ou pensava, que o balé clássico já deu o que poderia ter dado, eis que surge o Balé Ópera Nacional Varna, da Bulgária, com direção de Sergueï Bobrov, e deslumbra a plateia parisiense durante três dias, no fim de semana, com um dos maiores clássicos da dança, “O Lago dos Cisnes”. A trupe de vários bailarinos, de inúmeras nacionalidades, fez uma miniturnê pela Inglaterra e França. Ex-dançarino do Bolchoï por mais de 20 anos, de origem russa, Sergueï optou deliberadamente em montar – e mostrar! – a versão original da “première” mundial, de Tchaikovsky, de 1877, do Teatro Bolchoï de Moscou.
Istvan Simon e Chinara Alizade nos papéis centrais do príncipe e do cisne. Foto: Ópera Nacional Varna.
 
O que resultou num encantamento geral! As apresentações aconteceram na mais nova casa de espetáculos de Paris, na verdade, ao lado da capital, em Boulogne-Billancourt, La Seine Musicale (jogo de palavras entre a cena musical, e o rio Sena, que em francês é no feminino, e também, desde então…musical!), inaugurada há poucos anos e situada na ilhota Seguin, no departamento de Hauts-de-Seine. 
 
Intérpretes da obra mundialmente conhecida, os bailarinos calorosamente aplaudidos vêm das melhores escolas de balé. Os personagens principais foram dançados por Chinara Alizade, Istvan Simon, Mara Salvagio, Pierre Gaston, Francesca Busquets, Natalia Bobrova, Pauline Faget e Vittorio Scole. Todos deram “show” em seus solos! Com uma elegância surpreendente, embora famosa, eles, e elas, levaram os espectadores para um universo mágico, cheio de graça e beleza. O cenário, imponente e luxuoso, fixo mas dotado de efeitos visuais modernos, contribuiu para esse clima de pura magia no palco.
A primeira-dama da Bulgária, Dessislava Radeva; a diretora do teatro, Daniela Dimova; e o diretor artístico do balé e coreógrafo Sergueï Bobrov.Foto: Ópera Nacional Varna.
 
A orquestra sinfônica, sob a batuta do jovem maestro Peter Tuleshkov, da Ópera Nacional Varna, acompanhava com perfeição o corpo de baile, com uma precisão impressionante, ao tocar ao vivo a sublime música de Piotr Tchaikovski. Esplendor e colorido dos figurinos a serviço da compreensão do drama romântico entre um príncipe e um(a) cisne, como num conto de fadas, e o já dito cenário, tudo de alto nível. Foi o acontecimento da dança no final de semana parisiense. Na estreia, sexta, foi prestigiado pela primeira-dama da Bulgária, Dessislava Radeva, que veio de lá especialmente para esta importante ocasião de mostrar a cultura do seu país na Capital do Mundo.
 
 
A Seine Musicale é a “cena musical” em pleno rio Sena, no departamento de Hauts-de-Seine, nas portas de Paris. Foto: Duda Tawil/Portal Turismo Total.
 
A diretora é Daniela Dimova e a produtora Svetlana Tonsheva.
 
Mais informações: 
 
 
* O jornalista, correspondente do PTT na França, foi a convite da APE – Association de la Presse Étrangère, da qual é membro em Paris.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *