“Olha o fogo, olha o fogaréu, queimando as pontas da palha do meu chapéu”. Quem escuta este refrão da música FOGARÉU, sabe que a Banda Armandinho, Dodô e Osmar tem raízes juninas. As tradições nordestinas do Forró sempre tiveram um lugar especial na discografia da atração. Por isso, a convite do Governo do estado da Bahia os músicos se apresentam no São João da Bahia por meio da Sufotur. A apresentação acontece neste dia 24 de junho no Largo do Pelourinho.
Nesta apresentação a atração apresenta canções do álbum de forró batizado Folia Junina. A apresentação traz em seu repertório canções como Festa no Interior, Fogaréu, Frevo Mulher, Cometa Mambembe, Madalena, Gemedeira e Espumas ao Vento, além de versões em forró de clássicos do Carnaval como Chame Gente, Zanzibar, Vida Boa e uma faixa inédita instrumental.
Aos 50 anos de carreira, foram inúmeras músicas dedicadas ao forró e muitos shows pelo interior, comemorando o São João ao som da zabumba, do triangulo, da sanfona e da guitarra baiana. A banda conhecida por seus sucessos de carnaval foi a primeira a colocar uma faixa musical de FORRÓ em todo disco lançado, tamanho a importância do gênero para a família Macêdo.
Essa ideia de Armandinho, Aroldo, Betinho e André se espalhou, criando no mercado fonográfico baiano uma tendência de gravar músicas de forró em discos de carnaval para esperar o São João.
A importância desta mistura genuinamente nordestina foi tanta, que chamou a atenção do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que aceitou prontamente o convite para gravar com a Banda Armandinho Dodô e Osmar a canção INTRUMENTO BOM em 1985 no disco Chame Gente. Gonzagão aprovou a mistura e falou “que belezura, Osmar!”.
Foto, crédito: Felipe Oliveira.
Redes Sociais:
Facebook: @armandinhododoeosmar/
Instagram:@armandinhododoeosmar
Youtube: YT/armandinhododoeosmar