Turismo de Cuba projeta recuperação para breve

Os esforços do Ministério do Turismo de Cuba (Mintur) para recuperar a indústria de viagens podem estar perto de dar frutos, segundo vários especialistas que participaram recentemente numa reunião sobre o assunto.

Esta é a opinião quase generalizada, segundo a imprensa da região das Caraíbas, de 70 jornalistas especializados em turismo, de 10 países, que estiveram em Havana de 19 a 23 de junho, para conhecer os cenários privilegiados desta ilha, dedicada à indústria do turismo, e participar no XVI Seminário Internacional de Jornalismo e Turismo realizado no Instituto Internacional de Jornalismo José Martí, na capital cubana.

Refira-se que o Mintur divulgou na ocasião a esperança de fechar este ano com 3,5 milhões de visitantes estrangeiros, o que aproximaria o destino dos números de 2019, antes da pandemia da Covid-19 (de quatro milhões).

Cuba conta com mais de 300 hotéis, cerca de 70 mil quartos, sobretudo de quatro e cinco estrelas, distribuídos por todo o arquipélago.

Apesar de o momento ser difícil para a ilha, devido à inflação, à conjuntura do comércio internacional e às pressões dos Estados Unidos contra Cuba, precisamente em matéria econômica, tudo parece indicar que as receitas turísticas dos visitantes estrangeiros entrados até este momento no destino, podem fazer a diferença.

O sol e praia continuam a ser a principal motivação dos viajantes internacionais a Cuba, e os investimentos em hotéis continuam, apesar de os existentes não estarem atualmente cheios, confirmaram os especialistas, que apontam para uma visão de futuro, e para as perspetivas que podem acompanhar a chamada indústria de viagens, desde que ultrapassadas as dificuldades, com potencialidades, das quais Cuba tem muitas como a segurança, a beleza do país e a simpatia das suas gentes.

A promoção das tecnologias de informação e sua relação com o turismo vai ser uma das apostas de Cuba. Numa das palestras foi realçado o fato de existir atualmente um viajante digital que utiliza estas ferramentas antes, durante e depois das férias. Tal viajante está sempre conectado, informado e requer serviços rápidos, aliados a um tratamento personalizado, elementos que Cuba atende, mas com a esperança de tê-los todos cobertos em breve.

Fonte: Publituris-pt

Foto: Turistas em Cuba, divulgação- arquivo PTT

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *