Museus do Pelourinho, em Salvador, celebram Bicentenário da Independência

 

 

Nesta sexta-feira, 30 de junho, os museus do Pelourinho, administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC/SecultBA), iniciarão as comemorações pelos 200 anos da consolidação da Independência do Brasil na Bahia com um cortejo e um festival cultural que vão tomar conta do Centro Histórico da capital baiana.

Pelos Caminhos da Independência é o tema adotado pelo IPAC para as celebrações nos museus Tempostal (Rua Gregório de Matos, 33), UdoKnoff (Rua Frei Vicente, 3) e no Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, 45), para atrair baianos e turistas nesse marco histórico da Bahia. As atividades terão início às 10h e, ao longo de todo o dia, levarão música e animação, gratuitamente, para todos os que circularem pelas ruas do Pelourinho. Foto: crédito Fabio Marconi.

Elemento de protagonismo e emancipação social, o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia está sendo comemorado pelo Governo da Bahia com ações e festejos por todo o estado. A comemoração visa reforçar a sensação de pertencimento e orgulho dos baianos e baianas, fortalecendo a memória desse momento crucial para a emancipação do povo brasileiro, além de promover o resgate da autoestima e enaltecer a bravura do povo baiano protagonista na luta pela independência e liberdade do país.

Cortejo Cultural 

 

Cortejo da Independência será iniciado na Praça Quincas Berro d´água, saindo pelas ruas do Pelourinho com a Orquestra Aurora, o Grupo Eterna Juventude, grupos culturais de Cabaceiras do Paraguaçu e escolas da rede pública de Salvador.

Durante o percurso serão abertas exposições no Centro Cultural Solar Ferrão, no Museu Tempostal e no Museu UdoKnoff. Em cada uma das paradas aos museus serão feitas homenagens às heroínas da independência Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa. O Cortejo seguirá em direção ao encontro do carro dos caboclos, homenageados na exposição no Centro Cultural Solar Ferrão. Iniciada a saída dos carros do Solar, o cortejo seguirá em festa pelas ruas até a chegada à Praça das Artes, onde acontecerá a finalização do cortejo com a Orquestra Aurora, que apresentará o Samba de Caboclo, abrindo, assim, as demais apresentações culturais e musicais que ocorrerão ao longo do dia.

Programação dos Museus 

A exposição Pelos Caminhos da Independência: Caboclo, no Centro Cultural Solar Ferrão, será uma mostra que tem como foco principal a figura do Caboclo, símbolo maior dessa grande festa. A exposição rememora as lutas travadas com os portugueses nas quais os povos indígenas protagonizaram, ao lado de outros grupos, a resistência baiana decisiva para consolidação da Independência do Brasil.

A exposição Dois de Julho no Tempostal: um desfile de liberdade tem um caráter histórico e educativo. Realizada em parceria com o Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude, a mostra fará um resgate da passagem do exército pelas ruas, mostrando, através de cartões postais e fotografias, o mesmo percurso que teriam feito ao chegar à cidade, tomando os fortes e se aquartelando nos conventos, igrejas e quartéis. Já no subsolo do museu, serão representados e homenageados, através de cenografia, os civis que lutaram tão bravamente por nossa independência, como Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Felipa e outros.

No Museu UdoKnoff, a mostra Releituras da história em azulejo resulta de trabalhos artísticos realizados em parceria com o Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude, das Escolas Estaduais Severino Vieira, Azevedo Fernandes e do Instituto Federal Baiano por estudantes e idosos. Sob a coordenação do professor Sávio Roz, o público vai participar de palestras, bate-papos e oficinas envolvendo a maior festa cívica da Bahia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – FESTIVAL DO PELOURINHO

11h – Apresentação do grupo Marujada de Saubara

11h30 – Apresentação Samba de Caboclo

13h – Samba Mirim Raízes do Paraguaçu(Cabaceiras do Paraguaçu)

13h30 – Samba Rua das Pedrinhas(Cabaceiras do Paraguaçu)

15h – Cia de Teatro Cecéu (Cabaceiras do Paraguaçu)

15h40 – Show Musical- Priscila Sales(Cabaceiras do Paraguaçu)

16h20 – Cia de Artes Elementos (Salvador)

17h – Coletivo Arte Marginal (Salvador)

17h30 – Grupo de Arte – A Pombagem (Salvador)

18h – Atração Musical – Nilson Aquino e Poesia Musical

19h – Samba Junino

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia 

O IPAC é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia. Mais informações:www.ipac.ba.gov.br

Fonte: Ascom/Ipac 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *