Por Duda Tawil
Nice, a capital da Costa Azul, debruçada sobre o mar Mediterrâneo, se prepara para viver novamente o seu grande evento anual brasileiro: o Festival Culturel Brésilien de Nice – Fête de Yemanjá, na sua 10a edição neste 2023. O evento acontece durante dois dias, neste fim de semana, 30 de junho e de 1° e 2 de julho, trazendo muito axé para a belíssima cidade francesa.
A Associação Brasuca Show, que tem à frente a dinâmica baiana Solange Barreto, assina a realização em estreita parceria com a Ville de Nice, onde trabalha seu filho Marcos Silva dos Santos, advogado formado em Nice, que ali chegou aos 12 anos de idade e hoje é funcionário municipal no setor das Relações Internacionais da prefeitura.
Logo mais o evento tem início às 18h com a palestra e mesa-redonda “Empreendedorismo no Feminino – França/Brasil, na Maison des Associations Garibaldi, na presença da convidada de honra, a historiadora e carnavalesca niçoise Annie Masséna-Sidro. Amanhã começa cedo, às 10h, com oficina de danças brasileiras animada por Gorbella. Na parte da tarde tem oficina de percussão na Colline du Château.
De noite, um dos pontos altos da programação é a Soirée Brésilienne, dia 1⁰, que este ano tem como atração o cantor Reinaldinho – foto-, ex-Terra Samba, voz maior do samba–reggae, e como convidado especial Maikel Miki. Na mesma noite se apresentam Voice Ronni e o DJ Xainha, na Salle Stockfish da Maison de l´Étudiant. A cantora Gretchen e seu marido, o saxofonista Esdras de Souza, são convidados de honra do evento, e também marcarão presença em toda a programação. Além do casal, a rainha do Carnaval do Rio, cidade-irmã de Nice desde 1977, Thai Rodrigues.
A nossa gastronomia não poderia faltar, e estará a cargo da cheffe baiana da Boca do Rio, Ray Santos, chamada de Dona Ray, também cerimonialista (traitteur, em francês), que depois de 13 anos de experiência em Paris, há um ano passou a residir em Nice, onde toca com sucesso a sua empresa Marts Festas (@ray_marts_festas).
O auge da programação é o encerramento de domingo à tardinha, 16h do dia 2, com reagrupamento e congraçamento de todos no Miroir d’Eau (Espelho d’Água) da Coulée Verte para o cortejo “Vivre Ensemble” (Conviver) da Festa de Yemanjá. São mais de 150 artistas e participantes com a coordenação de 30 associações de Nice, das cidades limítrofes, e até de países próximos como Itália e Espanha. Depois dessa concentração, inicia-se o cortejo às 17h30, que atravessa as ruas do Vieux Nice (Centro Histórico) em direção ao mar, para o presente na Opéra Plage, uma praia pública na bela orla da cidade. Os cantores Marcelo Trovoada e Manu Araújo puxam a galera num feliz arrastão!
Além da Ville de Nice como grande parceira da Brasuca Show, o festival não poderia acontecer sem a colaboração dos demais patrocinadores: o ateliê da talentosa artista visual carioca Mica Barbot, SFC (Sud Finances Conseils), Real Digital Marketing, Mademoiselle K, Marceli Nails, Baianeze Modas, Les Allo bar e restaurante, Avia, Monaco Miles Viagens, Rodizio Nice, Legal Advice e Natural Andes.
O evento conta como sempre e anualmente com o apoio total do prefeito de Nice, Christian Estrosi, através da delegação da vereadora Maty Diouf, encarregada, entre outras grandes causas, como da luta contra a discriminação, os direitos da mulher, ações humanitárias e cooperação, e toda a sua gentil e competente equipe. Fotos: divulgação.
Demais informações no Instagram @brasucashowarts e no Facebook Festival Culturel Fête de Yemanja Nice.
Odoyá, Mãe Yemanjá!
Baieta! – Saravá!