Da Redação
Consagrada com dois Grammys Latinos de Melhor Disco de Samba com os seus recentes álbuns Mart’nália Canta Vinicius de Moraes, 2019 e +Misturado, 2017 , Mart’nália toca samba desde que nasceu. Acompanhando seu pai, Martinho da Vila, nas rodas de bambas da Vila Isabel, no Rio de Janeiro, ainda muito jovem se apaixonou pelo ritmo. Foi lá que ela aprendeu a dançar samba, cantar, tocar violão e pandeiro. Neste sábado, 1 de Julho, ela faz show no B.leza, espaço cultural situado no Cais Gás, em Lisboa.
O início da carreira profissional foi como vocalista de seu pai, ao lado de sua irmã Analimar. Na metade dos anos 90 começou a se apresentar no circuito de bares, boates e teatros no Rio de Janeiro, o que a levou a lançar seu primeiro álbum de samba, intitulado Minha Cara.
Mart’nália teve o privilégio de ser reconhecida por grandes nomes da Música Popular Brasileira. Caetano Veloso foi o diretor artístico de seu álbum Pé do meu Samba, tendo composto a faixa-título e Maria Bethânia dirigiu o álbum Menino do Rio.
A partir destes dois álbuns, Mart’nália passou a atrair grande atenção da mídia, apresentando-se ao vivo por todo o Brasil e realizando turnês na Europa e África. Os ingressos para a apresentação em Portugal podem ser adquiridos via Ticketline. Foto: divulgação.
Mart´nália no 360 Paris Factory ontem, e amanhã em Lisboa
A cantora carioca Mart´nália deu literalmente “show” na capital francesa ontem, ao se apresentar no teatro do espaço cultural Le 360 Paris Music Factory (www.le360paris.com), no 18° distrito, com casa lotada de gente saudosa e portanto ávida para revê-la. A sala já estava bem esquentada pela banda feminina Zelindê Batucada (www.zalinde.com), quando logo depois seus cinco excelentes músicos sobem ao palco e ela entra com “Você Abusou”, super-sucesso dos anos 70 de Antônio Carlos e Jocafi. A galera toda canta em coro, ainda mais que a música foi traduzida para o francês por Michel Fugain e a melodia é conhecidíssima na França.
A apresentação da maravilhosa filha de Martinho da Vila é uma delícia de A a Z, da primeira à última música, todas lindas, de alto bom gosto, a maioria de grandes compositores. Foto: Duda Tawil.
Ela é puro carisma, não para um só minuto, mexe sem parar, interage carinhosamente com seus músicos e plateia, é abanada pelo público devido ao calor, e claro, “Samba” muito. Este é o título do show-turnê, e não poderia ser outro!
Tem também lugar para memoráveis bossas-novas, e pro repertório dos saudosos Rita Lee com “Saúde” – entre um e vários goles de cerveja ela desejava “santé-saúde”, no que a plateia prontamente levantava todos os copos do recinto, pois um bar foi improvisado ao lado – e Luiz Melodia, com “Estácio Holly Estácio”. Este, com “Onde Anda Você”, de Toquinho e Vinicius, foi um dos momentos mais bonitos. O que dizer de “Disritmia” do seu genial pai? No comments!
Continuando sua turnê de verão europeia, Mart´nália (www.martnalia.com.br) se apresenta amanhã em Lisboa, no B.leza, espaço cultural situado no Cais Gás. Com todo esse gás, poderia haver local mais apropriado para receber essa imensa sambista?
#Colaborou o jornalista Duda Tawil