O Governo aprovou uma portaria que permite a realização, sem limites, de voos noturnos no aeroporto de Lisboa até 8 de agosto, avança a Lusa, que diz que esta portaria foi publicada em Diário da República na passada sexta-feira, 28 de julho. Esta portaria, indica a Lusa citando o texto do documento, “cria um regime excecional relativo à operação de aeronaves” no Aeroporto Humberto Delgado entre os dias 28 de julho e 08 de agosto.
Este regime excepcional “abrange, apenas, os movimentos aéreos programados com faixa horária atribuída, que, por razões inopinadas e não controláveis pela transportadora aérea, possam sofrer atrasos que obriguem a que o voo entre no período noturno no período compreendido entre as 00:00 e as 02:00”, lê-se no documento.
As mudanças abrangem também o período da madrugada, uma vez que passam também a ser permitida a antecipação de “voos para o período compreendido entre as 05h30 e as 06h00, desde que tenham faixa horária atribuída para o período entre as 06h00 e as 06h30”. Segundo a Lusa, a portaria não estabelece qualquer limite no número de voos que podem ocorrer nesses períodos.
A medida surge a propósito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre entre 01 e 06 de agosto, em Lisboa, com a previsão, diz o Governo, de a capital receber mais de um milhão de peregrinos, que deverão usar especialmente o transporte aéreo. Recorde-se que, no Aeroporto de Lisboa, por norma, o tráfego noturno é restringido entre as 00h00 e as 06h00. Fonte:Publituris.pt.