Por Aina Soledad
Salvador ganhará um novo equipamento hoteleiro na região da Avenida Luiz Tarquínio, no bairro de Roma. Trata-se do antigo Abrigo Dom Pedro II , espaço que é conhecido pela sua arquitetura neocolonial e está inativo há cinco anos .
A informação foi confirmada pelo prefeito da capital baiana, Bruno Reis (UB), nesta segunda-feira (1º). Em meio a criação de um espaço intitulado “território santo” na região da Cidade Baixa, Reis antecipou que o desejo da gestão municipal é transformar o antigo abrigo em hotel, como acontece com o Palácio do Rio Branco:
“Existem ainda mais intervenções urbanísticas que a prefeitura vai fazer, além de toda a reforma do entorno da igreja dos Alagados, onde teve Madre Teresa de Calcutá, tem ainda uma série de ações e intervenções como a Orla do Porto da Lenha, lá na Cidade Baixa… todas essas iniciativas tem o objetivo de fortalecer aquele território e consolidando essa estratégia do turismo religioso”, declarou.
Uma publicação no Diário Oficial do Município (DOM), indicou que a empresa BM Varejo Empreendimentos S.A foi autorizada pela Prefeitura desde o dia 05 de julho, para iniciar estudos de implantação um equipamento hoteleiro no local. Ainda segundo o documento, a análise deve ficar pronta em quatro meses.
O antigo Abrigo Dom Pedro II é conhecido pela sua arquitetura neocolonial e está inativo há cinco anos. O local é tombado individualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1949 e inscrito nos livros do Tombo Histórico e de Belas Artes.
Fonte: Portal Muita Informação – Foto:reprodução.